Ambiente

Iniciativa “Planta o Futuro” lança as raízes das futuras sombras do Parque Central da Asprela

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O “pulmão verde” que está a nascer entre a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e a Faculdade de Desporto passou a contar com quase quatro dezenas de novas árvores plantadas por estudantes.

Contando com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, as associações de estudantes federadas na Federação Académica do Porto (FAP) levaram a cabo a iniciativa “Planta o Futuro”, que promoveu a plantação de árvores que farão parte do futuro “pulmão verde” no Parque Central da Asprela.

Os 40 estudantes e dirigentes associativos envolvidos na ação plantaram 36 azevinhos e um cedro-do-himalaia cedidos pela FAP. A ação contou com o apoio da Câmara do Porto, da Quercus, da Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais e foi acompanhada pelo paisagista e autor do projeto do parque, Paulo Farinha Marques.

O Parque Central da Asprela, cuja obra se encontra a decorrer, terá uma dimensão de 6 hectares e nasce de um esforço conjunto da Câmara do Porto, da Universidade do Porto e do Politécnico do Porto, que possibilitará a instalação de um parque urbano de excelência no campus universitário da Asprela. Neste parque serão plantadas 650 novas árvores e arbustos e desencanadas ribeiras, num projeto agregador e de fruição pública.

Este espaço, que recorre às soluções de base natural, permite que em período de chuvas muito intensas o parque se torne numa grande bacia de retenção com capacidade para 10 mil metros cúbicos de águas pluviais, impedindo inundações na linha do Metro, fazendo deste um projeto icónico de adaptação às alterações climáticas na cidade.