Turismo

Iniciativa municipal promove Comércio Fora do Sítio

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A partir desta segunda-feira e até dia 5 de agosto, quatro lojas reconhecidas ao abrigo do programa municipal "Porto de Tradição" aliam-se a outras quatro de comércio tradicional, trocando entre si produtos ou elementos do espólio, carregados de histórias e memórias. "Comércio Fora do Sítio" é um projeto experimental que promove sinergias entre estabelecimentos comerciais, atuando como mecanismo de estímulo ao comércio local e à cooperação entre os comerciantes da cidade.

Através do site do "Comércio Fora do Sítio", pode, a partir de hoje, utilizar um roteiro digital de montras surpreendentes constituído por lojas "Porto de Tradição" e demais estabelecimentos do comércio de rua e de proximidade. Os estabelecimentos realizam uma permuta temporária de elementos de espólio e/ou produto, que se reflete na montra de cada loja, através de uma exposição executada por vitrinistas de renome.

Ao percorrer o roteiro, pode-se fazer check-in em cada loja, através de um QR Code afixado na respetiva montra. O check-in em duas ou mais lojas que façam permuta no âmbito do projeto dá direito a ofertas exclusivas.

A leitura do QR Code vai também permitir aceder a informações sobre a loja, as suas histórias mais marcantes, formas de envolvimento com a comunidade e outras curiosidades. Esta informação está disponível em texto e em áudio, tendo a gravação sido apoiada pelos Estúdios Rangel, o estúdio de gravação mais antigo do Porto, reconhecidos ao abrigo do "Porto de Tradição".

Os primeiros quatro exemplos

O "Comércio Fora do Sítio" arranca com quatro lojas reconhecidas no âmbito do "Porto de Tradição". A "Alcino Silversmith", empresa familiar, fundada em 1902, que cria produtos autênticos, originais e inovadores de ourivesaria, a partir da arte e da tradição, reconhecida ao abrigo do "Porto de Tradição", em 2017, vai trocar produtos e espólio, no âmbito do "Comércio Fora do Sítio" com a Araucana, espaço dedicado à slow fashion e onde se pode encontrar peças exclusivas de designers nacionais e internacionais.

A Casa Januário, fundada em 1926, aproxima-se do seu centenário, já com a terceira geração familiar a geri-la. Foi reconhecida pelo "Porto de Tradição" em 2017 e tem como missão interpretar a história e a antiguidade da empresa como uma via para disponibilizar sempre os melhores produtos, e modernizar-se respeitando a tradição. No "Comércio Fora do Sítio", troca produtos e espólio com a Olá Breiner, que abriu, em junho de 2018. Tem como principal vocação divulgar o trabalho de criadores locais independentes.

Negócio familiar há cinco gerações, na atual e mesma morada desde 1948, a Livraria Moreira da Costa tem 121 anos de existência e é a mais antiga da cidade no setor. Dedica-se à venda de livros antigos e raros, mas também comercializa livros correntes, a preços acessíveis. Reconhecida em 2017 como loja "Porto de Tradição" vai trocar, nesta nova iniciativa municipal, produtos e espólio com a Farmácia Moreno. Esta foi fundada em 1804 e conta com quadros de referência, com formação técnica e científica.

Por fim, a "Santos & Irmãos, Lda", a primeira loja de molduras da cidade, fundada em 1858, e reconhecida ao abrigo do "Porto de Tradição", em 2018, vai trocar produtos e espólio com a Ufalufa, que abriu em 2016 e onde se pode encontrar produtos dedicados ao universo infantil, sobretudo brinquedos e vestuário de marcas que não têm distribuição massificada.

"Comércio Fora do Sítio" é um projeto promovido pelo Departamento Municipal de Atividades Económicas, através da Divisão Municipal de Comércio.

Descubra o roteiro "Comércio Fora do Sítio" e obtenha mais informações aqui.