Turismo

Informação sobre Alojamento Local na cidade atualizada e transparente em plataforma inovadora

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_alojamento_local_01.jpg

Miguel Nogueira

Toda a informação relacionada com a realidade do Alojamento Local na cidade está concentrada no Sistema de Informação Integrado do Alojamento Local (SIIAL), criado pelo Município do Porto. A plataforma está disponível para acesso livre, desde a entrada em vigor do Regulamento Municipal para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local.

O objetivo é fornecer todos os dados de forma atualizada, clara e visual sobre os estabelecimentos registados na cidade, permitindo a todos os interessados compreender os níveis de pressão exercidos por esta atividade. A informação é apresentada de forma discriminada por freguesia.

A plataforma – inovadora em Portugal – agrega os dados do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL) do Turismo de Portugal e os contadores de água destinados à habitação, e fá-lo quase em tempo real, com atualização automática, procurando, assim, ser o mais fidedigna possível.

O SIIAL contabiliza os numerus clausus disponíveis para cada freguesia e a evolução do rácio da pressão do Alojamento Local sobre a habitação, tendo por base o cenário de 31 de outubro de 2022, data da elaboração do estudo de modelos e métricas para a caracterização da pressão do Alojamento Local no concelho do Porto.

Pode aceder à plataforma SIIAL aqui.