Cultura

"Infantário Revolucionário" e Prétu no Cultura em Expansão deste fim de semana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

am_iminente_2021.jpg

Artur Monteiro

Sexta-feira, 12 de abril, o Cultura em Expansão começa as celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, com um projeto da dupla de artistas Daniel Moreira e Rita Castro Neves: "Infantário Revolucionário", uma exposição que resulta de uma residência artística que teve como ponto de partida a memória e a história da criação de um infantário autogerido pela Associação de Moradores da Bouça, no pós-25 de Abril.

Dando continuidade à série de trabalhos promovidos pela Sonoscopia, que, desde 2021, tem vindo a desafiar artistas com diferentes práticas a desenvolver projetos em torno da ideia de repensar a Bouça, "Infantário Revolucionário" pretende, nas palavras da dupla Daniel Moreira e Rita Castro Neves, incluir "as crianças de hoje para nos ajudar a gritar palavras de ordem para um amanhã", prestando homenagem e aprendendo "com experiências reais autogeridas, que, a par do SAAL e movimentos cooperativos, criaram lugares seguros de aprendizagem e convívio".

No dia 12, o público é convidado a visitar esta exposição efémera na Associação de Moradores da Bouça, num evento e convívio que começa às 19h30 e tem entrada livre e gratuita.

O fim de semana segue com a atuação de Prétu, o mais recente projeto de Xullaji, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira.

Rapper, músico, poeta sonoro e visual, é, sobretudo, conhecido pelo seu trabalho político no rap enquanto Chullage e pela composição e conceção sonora para artistas visuais e teatro.

Num recente surto "esquizofónico", tornou-se Prétu, afirmando-se enquanto "afronauta" que viaja numa dimensão "sampledélica", em que "os samples funcionam como portais do tempo e de intersecção na espiral passado, presente, futuro".

No sábado, dia 13, atua com banda na Pasteleira, às 21h30, num concerto com entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia, a partir de uma hora antes do início do espetáculo.