Cultura

Inéditos de Aurélia de Souza em exposição na Universidade do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Inserida nas comemorações do centenário da morte de Aurélia de Souza, programa organizado pelas câmaras municipais do Porto e Matosinhos, Museu Nacional Soares dos Reis, Universidade Porto, Universidade Católica Portuguesa-Porto e Universidade Nova de Lisboa, está patente até 10 de dezembro, na Galeria II da Casa Comum (Reitoria da Universidade do Porto), a exposição “Aurélia de Souza. Inéditos, a preto e branco”.

Pela primeira vez são apresentadas ao público 69 ilustrações que a artista realizou para a revista Portugália, em 1899. Para além dos trabalhos de Aurélia de Souza, até agora preservados no arquivo do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), os visitantes encontram ainda cerca de 30 peças de Figurado de Barcelos, provenientes de uma recente doação ao museu, que também se expõe pela primeira vez.

Nas ilustrações que compõem a exposição encontra-se a representação de animais, domésticos ou imaginados, cenas do quotidiano rural e alguns apontamentos religiosos que remetem para a música, tão presente nas comunidades agrícolas. Há também figuras com algum destaque na sociedade (como o soldado), mas também aquelas que são alvo de chacota (como o engenheiro das estradas). Tal como as temáticas que encontramos no figurado de Barcelos, Aurélia de Souza representa na pintura as cenas do quotidiano, às vezes com uma certa ironia, como é o caso do autorretrato com Laço negro.

As ilustrações do figurado de Barcelos (designado como “olaria do Prado”) produzidas pela artista portuense, e pela irmã Sofia, no final do século XIX, são frequentemente referidas pelos investigadores como um exemplo da atividade enquanto ilustradora. O figurado é, assim, o tema central deste trabalho da artista.

A exposição está patente ao público até dia 10 de dezembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14h30 às 17h30, e ao sábado, das 15 às 18 horas. Encerra aos domingos e feriados.

A entrada é livre.