Economia

Indústrias criativas e talento trazem agência checa de investimento ao Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A agência checa de promoção de investimento esteve de visita ao Porto durante dois dias para a partilha de boas práticas e experiências. Nos Paços do Concelho, a CzechInvest foi recebida pelo vereador com o pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, que deu a conhecer o exemplo que vem sendo desenvolvido pela congénere, a InvestPorto.

As indústrias criativas como a indústria de jogos, a música, a arte, o audiovisual, o design, a arquitetura, a realidade virtual ou a realidade aumentada foram as áreas que potenciaram este encontro, onde se falou da instalação das indústrias, mas também das políticas de atração de talento e da dinamização de eventos.

Nos Paços do Concelho, o vereador apresentou ainda a estratégia de desenvolvimento económico para o horizonte 2035, PULSAR Porto, que coloca a cultura e indústrias criativas entre as áreas de atividade económica mais relevantes para a cidade. Ricardo Valente realçou a importância deste tipo de visitas e da partilha de experiências entre entidades de países diferentes, realçando que “o Porto é uma cidade que gosta de pontes”.

Além da InvestPorto, as representantes da CzechInvest, a especialista em indústrias criativas, Marketa Mentelova, e a gestora de projetos no Departamento Regional de Zlín, Adela Kattauerova, passaram pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, pelo CRU – Creative Hub e pela Escola das Artes da Universidade Católica. A visita ao Município deu ainda para conhecer o trabalho desenvolvido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e pela Porto Design Factory.

Estabelecida em 1992, a agência checa tem o mesmo propósito da InvestPorto: a atração de investimento direto estrangeiro e o desenvolvimento das empresas locais. A CzechInvest promove a República Checa no estrangeiro e atua como intermediária entre as pequenas e médias empresa e a União Europeia na implementação dos fundos estruturais.