Cultura

Inaugurações voltam a Bombarda com fanzines a acompanhar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#jq_inauguracoes_bombarda_23.jpeg

João Queirós

O Quarteirão de Miguel Bombarda recebe o quarto ciclo das Inaugurações Simultâneas em 2022, no próximo sábado à tarde, 2 de julho. Entre as 16 e as 20 horas, haverá novas exposições nas galerias de arte contemporânea e novas coleções nos espaços expositivos, comerciais e alternativos, acompanhadas de animação de rua programada pela empresa municipal Ágora.

Na zona pedonal do cruzamento entre a Rua de Miguel Bombarda e a Rua da Boa Nova, o público pode juntar-se na construção de fanzines. Todos estão convidados a participar numa ou nas três fases do processo: montagem e composição de uma publicação de oito páginas (das 16 às 17 horas, com orientação de Madame Zine); criação e experimentação de linogravuras, num inventário de estórias inventadas (entre as 17 e as 18,30 horas, com orientação de Pedro Sim / Pé de Mosca); costura e montagem final do fanzine (das 18,30 às 20 horas, orientadas pela Raiz Editora).

As oficinas são produzidas pelo Zinefestpt, festival dedicado a este tipo de edições que, entre 1 e 3 de julho, decorre também no quarteirão, na livraria Gato Vadio (Rua da Maternidade).

Na mesma zona, a tarde será musicada por um DJ set de Mvria b2b Otsoa, enquanto do lado oposto, na zona pedonal que cruza a Rua de Miguel Bombarda com a Rua de Cedofeita, será Paulo Martins ao leme dos discos.

Como é habitual, a Ágora vai promover também duas visitas guiadas pelas galerias que inauguram exposições neste ciclo, conduzidas por alunos de Artes Visuais da Escola Superior de Educação. O percurso dura uma hora e tem 15 vagas por turno – o primeiro é às 16 horas e o segundo às 17,30 horas. Os interessados podem-se inscrever (gratuitamente) até às 13 horas de 1 de julho, enviando um email com nome e turno pretendido para stopandgo@agoraporto.pt.

A imagem do cartaz desta edição da Inaugurações Simultâneas é da autoria de Hazul, artista que integra a exposição coletiva de arte urbana patente na AP’ARTE Galeria. No tipo de letra foi mantida a parceria com a designer e diretora artística Joana Machado, do Colönia Studio.