Cultura

Inaugurações Simultâneas festejam 15 anos neste sábado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_inauguracoes_miguel_bombarda_2021_1.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Quarteirão de Miguel Bombarda vai estar em festa neste sábado, 24 de setembro, numa edição especial que celebra os 15 anos das Inaugurações Simultâneas.

O quarteirão das artes recebe o quinto ciclo das Inaugurações Simultâneas em 2022. Entre as 16 e as 20 horas, haverá 14 novas exposições nas galerias de arte contemporânea e novas coleções nos espaços expositivos, comerciais e alternativos, acompanhadas de animação de rua.

No 15.º aniversário das Inaugurações Simultâneas, a zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda vai acolher uma tarde de cultura urbana pensada para a cidade e pela cidade. No Largo da Maternidade Júlio Dinis, às 16 horas, há um concerto de Tomás Longo, com variações para vibrafone da obra “Soothing Sounds for Babies” do compositor Raymond Scott. Às 18 horas, o compositor Cândido Lima vai presentear os visitantes com uma hora de piano e de música eletroacústica, com improvisação, apresentação e comentários pelo próprio. Os dois concertos são programados pela Matéria Prima.

Nas zonas pedonais da Rua de Miguel Bombarda haverá uma Mostra de Criativos Bombarda, com curadoria de Artes em Partes (Marina Costa), numa seleção de produtos com assinatura e produção no Porto, a partir deste quarteirão da cidade. Pretende-se apresentar, estimular e apoiar o saber fazer local de desenvolvimento sustentável, interdisciplinar, multicultural e inovador.

Na zona pedonal que cruza com a Rua da Boa Nova, o já habitual DJset dará música durante toda a tarde, com Omlet JD e Nuno Beirão, com curadoria de OpenBox.

No âmbito do 15.º aniversário e integrado no Projeto de Arte Urbana do Porto, a artista Joana de Abreu efetuou uma intervenção poética nas caixas de eletricidade ali situadas.

No lado oposto da rua, na zona pedonal que cruza com a Rua de Cedofeita, também não vai faltar animação, com o workshop de iniciação ao Lindy Hop, por Bota Swing, e dança social com DJ Joe.