Cultura

Inaugurações em Bombarda voltam a ter música na rua e visitas guiadas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#jq_19Janeiro2019_Inauguracoes_Bombarda_44.jpg

João Queirós

Na tarde deste sábado, Bombarda apresenta um novo ciclo das suas Inaugurações Simultâneas. Depois de vários meses suspensa, a animação de rua volta a acompanhar o evento.

Um concerto no passeio, um DJ set à varanda e visitas guiadas presenciais compõem o programa de animação de rua que acompanha o ciclo de Inaugurações Simultâneas de 6 de novembro. A partir das 16 horas, as galerias de arte contemporânea e os espaços expositivos, comerciais e alternativos do Quarteirão de Miguel Bombarda convidam o público a desfrutar dessas propostas e a conhecer as suas novas obras e coleções. O acesso é gratuito.

Logo ao início, pelas 16 horas, a zona pedonal que interseta a Rua de Miguel Bombarda com a Rua da Boa Nova recebe um concerto do trio brasileiro formado por Pedro Aragão, Yuri Reis e João Pita. Os instrumentistas compartilham anos de experiência em rodas de choro e a mesma paixão pela pesquisa sobre compositores e repertórios desse género de música popular brasileiro.

À mesma hora, e até às 20 horas, a associação cultural e artística Openbox animará a Rua de Miguel Bombarda com um DJ set desde a varanda do número 463.

A estas atividades juntam-se as Visitas Guiadas Stop&Go, conduzidas por alunos da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A participação é gratuita, mas limitada: há 16 vagas por turno (divididas em dois grupos de oito), com o primeiro a começar às 16 e o segundo às 17,30 horas. A duração prevista das visitas é de uma hora e a inscrição é feita através do e-mail stopandgo@agoraporto.pt.

Além destes percursos presenciais, haverá também uma visita guiada virtual pelas diferentes exposições de arte contemporânea, transmitido na página de Facebook da Ágora a partir das 17 horas.

O São Martinho será antecipado com oferta de castanhas assadas aos visitantes do quarteirão.

A imagem do cartaz desta edição das Inaugurações Simultâneas é da autoria de Armando Alves, membro do grupo “Os Quatro Vintes”, cortesia da Galeria São Mamede. No tipo de letra usado foi mantida a parceria com a designer e diretora artística Joana Machado, do Colönia Studio.

Encontre a lista de exposições a inaugurar neste sábado aqui.