Cultura

Inauguração da Casa dos Livros dá mote a prémio para estudos sobre poetas do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Casa dos Livros, onde ficará depositado o acervo de Eugénio de Andrade, foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira e estará de portas abertas ao público a partir do início da próxima semana. Para o evento oficial estava reservada uma novidade: o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, mostrou-se disponível para articular, com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a criação de um prémio anual que potencie e promova a publicação de obras que estudem os poetas da Invicta.

No final de uma intervenção feita sob o mote das relações entre a cidade e a universidade, Rui Moreira lançou o desafio: “Permitam-me mais um pequeno incentivo para continuarmos a Universidade dentro da Cidade: o meu gabinete está disponível para articular com a FLUP o lançamento de um prémio anual que potencie e promova a publicação de obras que estudem os poetas da cidade do Porto.”

“Hoje celebramos a fusão da Cidade com a Universidade. A clarividência de colocar aqui neste belo palacete, a Casa Burmester agora rebatizada de Casa dos Livros, o acervo bibliográfico e os manuscritos pessoais de Eugénio de Andrade representa um simbólico regresso do poeta à cidade, garantindo-se, assim, a salvaguarda de um riquíssimo espólio, cuja relevância cultural espelha a vida e obra de uma figura incontornável da nossa literatura”, sublinhou o presidente da Câmara do Porto.

“São mais de 17 mil livros; 1.400 manuscritos, dactiloscritos, tiposcritos com anotações e desenhos; 7.400 cartas, telegramas, postais e fotografias”, enumerou, acrescentando que “tudo será classificado, indexado pela FLUP, que é justamente uma das mais reputadas instituições no que diz respeito ao cruzamento destas duas áreas de conhecimento aqui representadas: a Literatura e a Ciência da Informação.”

Eugénio de Andrade terá a companhia, na Casa dos Livros, de outros autores ilustres da língua portuguesa. “Este espólio ficará ao lado da mágica obra de outro poeta maior. Também nesta casa celebraremos o que Vasco Graça Moura nos deixou. Um vasto legado literário, marcado pela inspiração e pela dedicação à língua portuguesa, numa persistente procura da identidade nacional, sempre com aquele raro pensamento político que o caracterizava”, destacou Rui Moreira.

O significado da presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na inauguração mereceu nota do autarca: “É sempre uma enorme honra recebê-lo no Porto, mas é ainda maior o orgulho de o ter como testemunha desta iniciativa de promoção da nossa memória coletiva, pois nós aqui, no Porto, não esquecemos a poesia, não esquecemos Portugal.”

“Cumprimento a Câmara do Porto pela visão do relacionamento entre a urbe e a universidade”, enalteceu Marcelo Rebelo de Sousa, expressando o seu reconhecimento pelo passo dado. “A Casa dos Livros podia chamar-se Casa das Pessoas. Vasco Graça Moura era um cosmopolita, basta tomarmos por exemplo as suas traduções para percebermos isso. Tinha uma amplidão de leituras e referências que o definiam como um grande intelectual. Dedicou boa parte da sua vida profissional ao estudo da literatura e da cultura portuguesa”, recordou.

Abertura na segunda-feira para visitas, investigação, ou consulta de lazer

As portas da Casa dos Livros abrirão ao público na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, “para visitas, trabalho de investigação, ou mera consulta de lazer”, explicou Fernanda Ribeiro, diretora da FLUP – entidade que tutela o espaço que vai dedicar-se à preservação, tratamento, valorização e disponibilização dos acervos literários ali depositados.

“A inauguração de hoje é um notável acontecimento quer para a Universidade do Porto e a sua Faculdade de Letras, quer para a cultura desta cidade e do nosso país”, sublinhou o reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira. “A Casa dos Livros espera acolher outros acervos importantes da literatura portuguesa, em particular de autores com ligação à cidade. Um destes autores é Eugénio de Andrade, cujo espólio depositado na Biblioteca Municipal vai passar para a Casa dos Livros, a título de depósito. Quero por isso agradecer à Câmara do Porto, na pessoa do seu presidente, Rui Moreira, a cedência do acervo de Eugénio de Andrade e também o financiamento que atribuiu à Casa dos Livros”, disse.

“Congratulamo-nos com a decisão da Câmara do Porto de entregar à Casa dos Livros o acervo do poeta Eugénio de Andrade”, reiterou Fernanda Ribeiro, expressando o agradecimento da FLUP pela confiança depositada. “A ideia da criação deste centro de cultura nasceu associada ao acervo de Vasco Graça Moura, e do gosto que os seus filhos tinham em preservá-lo, não o dispersando, ou seja, mantendo a sua integridade”, acrescentou, frisando a vocação da Casa dos Livros para acolher acervos íntegros, que vão além das obras literárias dos respetivos autores.

A cerimónia de inauguração da Casa dos Livros contou com a presença da filha Teresa Graça Moura, em representação da família, e também do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, do presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, do presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, e do presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, Fernando Freire de Sousa.