Educação

Impacto do TEDxPorto chega aos jovens da Escola do Cerco

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

São reconhecidas, em todo o mundo, as conferências TED, que partilham ideias e experiências de grande impacto na sociedade. A pensar no futuro e numa cidadania mais ativa dos jovens, a Escola Básica e Secundária do Cerco acolheu o TEDxPorto @Escola, onde o vereador da Educação e Coesão Social e o vice-presidente da Câmara do Porto levaram desafios a cerca de duas centenas de estudantes.

“Sabendo que a educação é um dos pilares maiores de qualquer sociedade”, o TEDxPorto foi até “ao local de ensino”. “O nosso propósito maior são as ideias que vale a pena partilhar, e, se pelo menos um jovem tiver sido impactado, o nosso dever foi cumprido”, diz a organização.

A sessão na Escola Básica e Secundária do Cerco teve abertura pelo vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara do Porto. Fernando Paulo referiu a mensagem do antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, de que “todos nos devemos empenhar para abrir o máximo de oportunidades aos jovens”.

É a sua “esperança e energia, o seu entusiasmo e o seu desejo de experimentar que fazem a sociedade avançar”, reforçou o autarca. Fernando Paulo lembrou a importância destas ações “para despoletar reflexões e inquietações”, sendo a escola “um espaço fundamental de mobilização das pessoas”.

Perante uma plateia de jovens cidadãos, o vereador levantou cinco questões, as quais considera serem os cinco desafios da Humanidade: a paz, a desigualdade social, as alterações climáticas, o novo conceito de bem-estar e felicidade, e a demografia.

Ao vice-presidente da Câmara coube a intervenção de encerramento do TEDxPorto @Escola. Realçando o “muito orgulho” do Município em associar-se à iniciativa, Filipe Araújo sublinhou a relevância do evento TEDxPorto no panorama nacional e internacional, atendendo a que é um dos maiores TEDx do mundo, acolhido na cidade já há mais de 10 anos.

O vice-presidente da Câmara deixou o conselho aos estudantes para que assistam às várias conferências “porque são uma excelente forma de aumentar conhecimento e de promover a reflexão”.

Os alunos da Escola Básica e Secundária do Cerco tiveram ainda a oportunidade de assistir às palestras de Isabel Paiva de Sousa, investigadora que aborda as questões da psicologia positiva, liderança transformadora e gestão das emoções, e Jorge Rosado, diretor artístico da associação Palhaços d'Opital.

Também o coordenador do TEDxPorto, Norberto Amaral, marcou presença na escola para partilhar com os alunos boas práticas de comunicação, sejam o uso da linguagem ou a postura corporal. O desafio foi interiorizado por três dos jovens na plateia que subiram ao palco para testarem as suas capacidades de falar em público.

O responsável partilha o sentimento de que "é nossa responsabilidade levar o TEDxPorto a novos públicos, sobretudo os mais jovens. Queremos desafiar novas formas de pensamento e inspirar pelo exemplo de tantas boas histórias que temos para partilhar. E estamos a criar sementes para que no futuro alguns destes estudantes subam ao nosso palco das ideias”.

A próxima edição do TEDxPorto acontece a 4 de março, no Centro de Congressos da Alfândega, sob o tema “Pontes”.