Economia

Imobiliária americana coloca o Porto na lista de destinos atrativos para investir

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_casario_vista_gaia

Miguel Nogueira

Relatório Global Luxury Landscape 2021, da Berkshire Hathaway HomeServices, destaca a Baixa do Porto como uma área muito procurada e de interesse crescente para o investimento imobiliário.

Num documento em que analisa as principais tendências do setor imobiliário em 2021, a Berkshire Hathaway HomeServices, rede imobiliária liderada pelo multimilionário Warren Buffett, coloca o Porto na lista de destinos a não perder de vista. São vários os atrativos da cidade Invicta referidos pela publicação.

“Há uma ‘extrema’ procura por imóveis na zona norte da dinâmica área central do Porto, a Baixa, e na vizinha zona de Cedofeita”, afirma Andres Jennings, ligado ao ramo português da Berkshire Hathaway HomeServices.

Sublinhando que a área referida acolhe o edifício dos Paços do Concelho, o relatório Global Luxury Landscape 2021 acrescenta que a Baixa do Porto dispõe de uma variedade de bares, restaurantes e galerias de arte. “O histórico e brevemente requalificado Mercado do Bolhão, assim como os palácios e mansões construídos pela nobreza no século XIX, estão a atrair investimento estrangeiro, nomeadamente dos EUA e Israel”, nota ainda o documento.

“Estas grandes construções, outrora abandonadas, estão a ser renovadas e reconvertidas em habitação. Os preços do imobiliário na Baixa e em Cedofeita registaram um aumento anual na ordem dos 10% ao ano desde 2014, quando o Porto começou a ter números crescentes no turismo”, refere Andres Jennings, que conclui: “É uma cidade em ascensão, que apela a quem procura um local descontraído e despretensioso para viver, e onde ainda há muito a desenvolver.”

O Porto integra uma lista restrita de 14 locais a ter em conta nos investimentos imobiliários, segundo a análise da Berkshire Hathaway HomeServices, em países como EUA, Alemanha, México, Espanha, Itália e Canadá.

A Invicta foi recentemente eleita uma das melhores cidades da Europa em 2021 pela Condé Nast Traveler, e os leitores da revista Time Out escolheram a zona da Foz como um dos lugares mais “cool” do mundo em 2021. A mesma publicação tinha colocado o Porto na nona posição a nível mundial na hierarquia das melhores cidades do mundo.