Cultura

Ilustrações de Graça Morais e Júlio Resende mostram a força das palavras de Sophia

  • Notícia

    Notícia

anjotimor2.jpg

A Galeria Municipal do Porto inaugura hoje, pelas 19 horas, a exposição "O Anjo de Timor e outras histórias - ilustrações para Sophia", que se apoia em obras de Graça Morais e Júlio Resende para fazer um trajeto através de três livros de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Inserida na programação da Feira do Livro do Porto, que homenageia a poeta, contista e tradutora portuense, esta exposição de acesso livre sugere um passeio atento por "O Anjo de Timor" e ao som da voz da própria Sophia, numa gravação cedida pela Rádio Renascença. As ilustrações desta história de revelação e de espera, entre o familiar e o sublime, são da artista Graça Morais e contribuem com a sua intensidade cromática para que a voz da poeta nos transporte a paragens longínquas.

"O Rapaz de Bronze", de 1966, é oportunidade para admirar uma seleção de aguarelas de Júlio Resende e entrar na fantasia animista inspirada pelas vivências do que hoje conhecemos como Jardim Botânico do Porto e que foi a casa de infância da autora.

Por último, também com ilustrações de Resende, temos o "Primeiro Livro de Poesia", uma compilação editada por Sophia de Mello Breyner Andresen, que assim o apresentou: "Este livro não é uma antologia [...]. Constituído por obras de poetas de todos os países de língua oficial portuguesa, é um livro de iniciação, destinado à infância e à adolescência e onde procurei reunir poemas que, sendo verdadeira poesia, sejam também acessíveis".

A exposição "O Anjo de Timor e outras histórias - ilustrações para Sophia" pode ser visitada no seguinte horário:

DOM+SEG - 11h/21h30 

TER/QUI - 10h/21h30

SEX+SAB - 10h/23h