Sociedade

Iluminação de Natal já brilha

  • Notícia

    Notícia

O Porto viu esta noite inaugurada a iluminação de Natal. A árvore, colocada em frente ao edifício da Câmara Municipal, exibiu os seus 24 metros e ostenta agora a marca "Porto.".

Iniciando-se uma semana mais cedo do que é habitual, as iluminações de Natal vão estender-se este ano às ruas de Ferreira Borges, Sousa Viterbo, Freixo e da Estação (Campanhã), passando a abranger um total de 30 artérias na cidade (mais 4 do que em 2013), prolongando-se até 6 de janeiro de 2015.


A aposta passou por uma solução que conjugará formas simples e abstratas, apelando a um clima de sonho e de sentimentos positivos, próprios da época. As cores dominantes este ano serão o branco quente e o branco frio, com alguns apontamentos de azul.


Para além dos projetos de iluminação específicos que foram pensados tanto para a Torre dos Clérigos (a partir de 12 de dezembro) como para a rua das Flores, na Avenida dos Aliados brilhará a tradicional Árvore de Natal, este ano acompanhada de uma nova instalação que apela à interação do público através da luz e da música.


"Texturas Sonoras" é o nome do projeto assinado pela arquiteta Isabel Barbas e João Manuel Alves, por convite da Cooperativa Árvore. Localizado na placa inferior da Avenida dos Aliados, inclui cinco estruturas triangulares que promovem uma atmosfera luminosa e que podem ser tocadas aleatoriamente ou em sincronização por um grupo de pessoas.

 

Pistas de gelo


A partir desta sexta-feira e até 11 de janeiro, duas pistas de gelo natural estarão em funcionamento na Praça D. João I e na Rotunda da Boavista, juntamente com outras animações. O acesso às pistas será livre durante o período da manhã (à semana, das 9h30 às 14h30, e aos feriados e fins de semana, das 9h30 às 12h30), sendo concessionado durante a tarde e noite.


A Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, entregará 15 mil vouchers aos comerciantes da Baixa e Boavista para serem disponibilizados junto dos seus clientes como parte da estratégia de revitalização do comércio tradicional.

 

Axa urban store


Nos Aliados, o Edifício AXA terá os seus dois primeiros pisos reservados para o UPStreet AXA Urban Store. Um evento de entrada livre que funcionará de quinta-feira a domingo, entre 4 e 14 de dezembro, que pretende promover a cultura urbana em todas as suas vertentes.


Além de uma Urban Store que tem já assegurada a participação de mais de 30 reconhecidos artistas da Street Art e ilustração, o programa complementar inclui DJ'S, performances, aulas abertas de Novo Circo pela Erva Daninha, mostras de vídeo e curtas, workshops e espetáculos infantis pelo Balleteatro.

 

Animação de rua


Ao longo desta quadra, a animação será uma constante na Baixa do Porto e em várias ruas e praças da cidade, tendo a PortoLazer preparado um vasto e diversificado conjunto de iniciativas que se prolongarão até ao início de janeiro, entre espetáculos de dança, teatro, novo circo, cânticos de Natal, contos, concertos de música e muitos outros momentos de animação pensados para toda a família e, em particular nos Aliados, associados à ligação das luzes e da Árvore de Natal.

 

Passagem de ano


As boas vindas ao Novo Ano são já uma tradição na principal sala de visitas da cidade, numa festa aberta a toda a população e onde voltam a ser esperadas mais de 100 mil pessoas. A partir das 22h30 e até à contagem decrescente, os Clã marcam o ritmo de uma noite que terá o seu ponto alto com o tradicional fogo-de-artifício lançado de vários pontos dos Aliados. A entrada em 2015 será celebrada com um concerto dos Expensive Soul, seguindo-se uma DJ Party.

 

Anexos

Programação de Natal e Passagem de Ano 2014

Fotos de Jorge Garcia e Rui Meireles