Urbanismo

Ilha da Lomba foi visitada por comitiva proveniente da Escócia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Trinta estudantes do curso de Arquitetura da Universidade de Dundee (Escócia), acompanhados de Husam Al Waer, urbanista e membro do "Urban Design Group", estiveram, por estes dias, de visita à ilha da Lomba.

No local puderam compreender a necessidade da intervenção e do desejado efeito multiplicador neste tipo de edificado proveniente da era industrial. Onde hoje residem 39 famílias passarão a morar 47, em casas completamente reabilitadas, fruto de um investimento de 7,7 milhões de euros, realizado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Prevê-se que, em junho de 2026, estas casas estejam integralmente reconfiguradas e que integrem o espólio de habitação municipal.

Para além de conhecer a ilha da Lomba, localizada na freguesia do Bonfim, a equipa da Porto Vivo, SRU, deu a conhecer algumas intervenções em curso no Centro Histórico do Porto, mais concretamente na designada Operação D, obra de reabilitação que terminará ainda este ano e que disponibilizará 14 renovadas frações.

Também o Mercado do Bolhão, património emblemático da cidade, despertou, entre a comitiva, profundo interesse, especialmente motivado pela profunda obra realizada, que conseguiu criar equilíbrio entre história e funcionalidade, respeitando o passado e valorizando o presente.

A visita prosseguiu sobre rodas, desta vez na freguesia de Campanhã, local em que a mobilidade foi, com a visita ao Terminal Intermodal, visada e discutida. Esta infraestrutura, inaugurada em julho de 2022, é já um importante ponto de ligação entre transportes.

Reabilitação, fruição do espaço público e mobilidade foram apenas o ponto de partida para a troca de experiências, proveniente de diferentes abordagens estratégicas para a concretização de visões para as cidades de Dundee e do Porto.