Cultura

Igrejas do Centro Histórico do Porto na rota do Festival Internacional de Órgão e Música Sacra

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_orgao_se.jpg

Filipa Brito

O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS) decorre até dia 24 de outubro, nas cidades do Porto, Maia, Valongo e Gondomar. No Porto, apresenta concertos em igrejas paradigmáticas do Centro Histórico.

Começou no último dia de setembro e, durante quase um mês, o FIOMS percorre parte da Área Metropolitana do Porto com um total de 42 recitais em 24 das suas mais emblemáticas igrejas. Envolve cerca de 200 artistas, entre os quais 24 organistas nacionais e estrangeiros, três maestros, dois coros, um ensemble de música antiga e uma orquestra sinfónica.

No Porto, o festival integra “quatro grandes concertos e um roteiro dos órgãos históricos, que permitirá às pessoas conhecer as igrejas e capelas do centro histórico e toda a sua sonoridade, contando com a presença de alguns dos melhores organistas nacionais e internacionais”, refere Rui Moreira na mensagem que pode ler-se no site do Festival Internacional de Órgão e Música Sacra, iniciativa que a Câmara do Porto apoia.

Já a partir desta sexta-feira à tarde e, durante todo o fim de semana, há vários concertos e miniconcertos na cidade para tomar nota. Às 17,30 horas de hoje, integrado na categoria do festival “Roteiro Órgãos Históricos”, Nicholas Pichon apresenta-se na Igreja de Santo Ildefonso para ofertar a audiência com meia hora de sonoridade sacra.

Amanhã, dia 16 de outubro, o FIOMS vai passar pela Igreja de São Lourenço, Igreja da Misericórdia, Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, pelo Mosteiro de São Bento da Vitória, Igreja dos Carmelitas Descalços e Igreja dos Clérigos (consulte o programa aqui).

No sábado à noite, um dos momentos mais aguardados do evento será o concerto da organista italiana Ilaria Centorrino com a Orquestra ESMAE, na Igreja de São Martinho de Cedofeita (Largo do Priorado). Para esta apresentação, com início às 21,30 horas, será necessário garantir reserva de lugar, ainda que todos os concertos sejam de entrada gratuita.

O último grande concerto do Festival Internacional de Órgão e Música Sacra na cidade do Porto está marcado para a próxima terça-feira, dia 19 de outubro, na Sé Catedral. Caberá ao organista Christian Bischof dar música ao Terreiro da Sé, a partir das 21,30 horas.

Para o presidente da Câmara do Porto, a forte presença da cidade no FIOMS explica-se porque o Centro Histórico “tem um notável valor universal pelo seu tecido urbano e pelos seus inúmeros edifícios seculares, incluindo igrejas”.

Organizado pela Diocese do Porto, o Festival Internacional de Órgão e Música Sacra recebe o apoio dos municípios onde se apresenta. É diretor do evento o mestre da capela da Igreja da Lapa, Filipe Veríssimo.

+ info: Festival Internacional de Órgão e Música Sacra