Cultura

Igreja e Torre dos Clérigos reabriram após obras de restauro (c/ vídeo)

  • Notícia

    Notícia

A Igreja dos Clérigos, no Porto, reabriu ao público, após um ano de profundas obras de remodelação. O espaço possui agora museu, elevador, novos acessos e concertos de órgãos de tubos diários. O presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar, afirmou que os portuenses e turistas vão ficar de "boca aberta" ao visitar o monumento renovado.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e do presidente da Câmara Municipal do Porto. Segundo o padre Américo Aguiar, as obras nos Clérigos não sofreram "derrapagens de prazo, nem de orçamento. Os Clérigos têm agora a tradição e modernidade e a cultura e culto de mãos dadas", disse.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, salientou que a Igreja e Torre dos Clérigos é o monumento "mais simbólico" do Porto. "Esta renovação é uma ótima notícia para o Porto e para o país porque é uma atração turística ímpar".

Até domingo, a igreja a e a torre estarão abertas das 09:00 às 00:00 e as visitas serão gratuitas, havendo espetáculos de teatro, dança, música, canto e malabarismo.

As obras na igreja permitiram que fosse descoberta uma cripta do século XVIII com pelo menos dez sepulturas e o presidente da Irmandade dos Clérigos admite que uma delas seja do arquiteto Nicolau Nasoni, autor que há mais de 200 anos projetou o monumento. O espaço intervencionado rondou os 4.500 metros quadrados, foram instalados 13 quilómetros de cabos elétricos e gastos 60 quilos de algodão, 140 mil folhas de ouro e 200 litros de álcool etílico. O investimento total foi de 2,6 milhões de euros, comparticipados em 1,7 milhões pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), cabendo os restantes 800 mil euros à Irmandade dos Clérigos, com recurso a financiamento do programa Jessica.