Sociedade

Igreja da Lapa encheu para exéquias em memória de D. Pedro IV

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

No âmbito das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, a Câmara Municipal do Porto, a Irmandade da Lapa e a Rota Porto Liberal celebraram, ontem à noite, em sessão solene na Igreja da Lapa, as exéquias de D. Pedro IV, no dia em que se assinalou os 188 anos do seu falecimento.

A sessão solene contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, da provedora da Irmandade da Lapa, Manuela Rebelo, presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, ministro da Saúde, Manuel Pizarro, vereadores do Executivo municipal, deputados da Assembleia da República e centenas de pessoas que não quiseram perder a evocação ao rei Soldado.

A sessão solene começou com uma leitura da “Oração Fúnebre nas Exéquias de S. M. I., o Senhor D. Pedro, Duque de Bragança e Regente de Portugal”, de Luiz Moreira Maia da Silva, por Agostinho Ribeiro.

O Conselho de Minerva, organização brasileira que reúne as associações e antigos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, outorgou depois a Comenda da “Congregação do Colar de Mérito Pedro, o Libertador” à Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, recebida pela provedora, Manuela Rebelo. Esta passou a ser a primeira na vasta lista de comendas do Conselho de Minerva, que também condecorou o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e o Museu Judaico do Porto.

Seguiu-se um concerto oferecido pelo Coro Polifónico da Lapa, em conjunto com a Banda do Exército (destacamento do Porto) sob a direção do capitão Artur Cardoso, contando ainda com a participação do mestre capela e organista titular da Igreja da Lapa, Filipe Veríssimo. Os músicos interpretaram obras de Wagner ("Entrada dos convidados"), Elgar ("Variações Enigma"), Caccini ("Avé Maria", com arranjos de Nuno Costa para coro e orquestra), Gregson ("The kings go Forth") e do próprio D. Pedro IV, nomeadamente o “Hymno da Carta”, para além da "Abertura para a Independência do Brasil".