Turismo

Ideias gerais de plano estratégico para o turismo apresentadas aos conselheiros do sector

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Rivoli recebeu, na manhã desta terça-feira, a reunião do Conselho Municipal de Turismo, que serviu para debater assuntos que dizem respeito ao sector, e também para a apresentação das linhas gerais do futuro plano estratégico para o turismo do Porto.

“O turismo da cidade retomou de uma forma bastante forte. Houve uma pausa, mas já estamos quase como em 2019. Agora há que qualificar a oferta”, começou por sublinhar a vereadora do Turismo e da Internacionalização, que conduziu a reunião. “Tivemos a pandemia, agora a guerra. A localização torna a cidade interessante, porque estamos distanciados do conflito. Estamos a preparar um plano estratégico para o turismo, com prioridade à captação de turistas”, acrescentou Catarina Santos Cunha.

Entrando em detalhe no documento que está a ser elaborado, a vereadora deu nota que o plano terá “um período temporal máximo de dois anos, com foco na internacionalização do destino”. Está a ser trabalhada uma “nova identidade visual para o turismo do Porto”, que contemplará uma “forte aposta no digital”, explicou.

Este plano prevê ainda um novo website do turismo da cidade, com um “conceito distinto que valoriza a personalização da experiência”. O portal será “inovador na forma e no conteúdo, e direcionado a turistas e residentes”, disse Catarina Santos Cunha, indicando ainda que o objetivo passa pela “comunicação integrada das atividades e animação da cidade, como museus, espetáculos, eventos, etc.”

Paralelamente, será feita uma aposta nas redes sociais, com uma “diversificação de canais, reformulação de conteúdos e ativação de campanhas de marketing digital.”

O plano estratégico para o turismo do Porto contempla ainda uma revisão das normas e condições do Confiança Porto, “em função das atuais exigências do turista”, frisou a vereadora do Turismo e da Internacionalização. O objetivo passa pela valorização de iniciativas de circularidade “Zero desperdício”, pela qualificação de recursos humanos, e pela promoção de políticas de empregabilidade para o sector, enumerou.

Os conselheiros presentes na reunião intervieram sobre a apresentação do plano em aspetos como qualificação, mobilidade, questões laborais, comunicação e envolvimento das freguesias.

Seguiu-se um período de apresentação e análise de contributos, com três temas sobre a mesa: regulamento da taxa municipal turística; falta de recursos humanos qualificados no sector; e free walking tours. Este último foi o que suscitou mais intervenções, nomeadamente no que diz respeito aos conteúdos e respetiva certificação de qualidade.

O Conselho Municipal de Turismo irá criar grupos de trabalho temáticos para aprofundar determinadas questões e apresentar contributos.