Educação

ICBAS assinala abertura do ano letivo com aproximação ao Município

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A sessão solene de abertura do ano letivo 2021/2022 do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto realizou-se esta manhã. A convite do diretor da instituição, Henrique Cyrne de Carvalho, o Município do Porto fez-se representar pelo presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite.

Pautada por momentos musicais assegurados pela TAB - Tuna Académica de Biomédicas e pelo Grupo de Fados do Instituto, a cerimónia de boas-vindas teve lugar num auditório sobretudo repleto de novos estudantes, para quem o ICBAS ainda é uma casa a descobrir.

E, mais do que as próprias paredes do edifício inaugurado em 2012, próximo aos Jardins do Palácio de Cristal, também a cidade que acolhe a comunidade estudantil está empenhada em proporcionar uma receção acolhedora, assegurou o presidente da Assembleia Municipal do Porto na sessão solene.

“Neste momento de transição para uma nova fase das vossas vidas em que acabaram de chegar a uma das mais reputadas instituições na área da Medicina e das Ciências Biomédicas poderão sentir-se ainda fora de casa e das vossas zonas de conforto. Do conhecimento que tenho desta instituição e da cidade, posso dizer que não faltará muito tempo para que se sintam perfeitamente integrados e acolhidos”, sublinhou Miguel Pereira Leite.

Na sua intervenção, o representante municipal referiu também ser “uma honra” para os órgãos do Município poder participar na vida da Academia do Porto. Desejando a toda a comunidade do ICBAS “votos dos maiores sucessos”, o presidente da Assembleia Municipal deixou ainda uma palavra de incentivo, considerando que neste novo começo “todos somos convocados a dar o nosso melhor”.

“Da excelência de cada um, quer seja professor, aluno, investigador, membro da direção ou colaborador, depende o sucesso de toda a instituição. E, por consequência, da excelência de cada um dependerá a projeção externa, em Portugal e não só, que o vosso Instituto conseguirá”, afirmou, diante de uma plateia que, além do diretor do ICBAS, Henrique Cyrne de Carvalho, contou com a presença do reitor da U.Porto, António Sousa Pereira, entre outras personalidades do meio académico, a presidente da associação de estudantes, AEICBAS, Francisca Moutinho, alumnis e autoridades convidadas.

Ainda que o Município do Porto não tenha uma intervenção direta na definição das políticas nas áreas do Ensino Superior ou da Saúde e Investigação tem atuado no papel de “facilitador”, designadamente ao nível da intervenção municipal rumo à oferta de melhores condições para os portuenses. Miguel Pereira Leite frisou-o, também, para destacar, como exemplo, a recente criação do cartão Porto.

“Por iniciativa do ICBAS e da Câmara Municipal do Porto poderão hoje, aqui mesmo, fazer – no espaço dedicado ao cartão Porto. – a vossa adesão a este cartão que foi pensado para os residentes no Porto e também, desde a sua criação, alargado a todos os que cá estudam”, anunciou.

O cartão Porto. oferece benefícios nas áreas da Mobilidade, Cultura e Desporto. Saiba como aderir, aqui.

Recorde-se ainda que para os estudantes do ensino superior, o Município do Porto lançou, em 2020, o projeto “Study in Porto”, uma plataforma de informação online direcionada a todos os jovens que pretendam vir estudar para a cidade.