Cultura

“I could write a song” e “OraculÁreas” são as próximas atividades do Cultura em Expansão

  • Notícia

    Notícia

A peça “I could write a song”, de Nuno Lucas, e o projeto “OraculÁreas”, de Ana Rocha, serão apresentadas nos próximos dias 22 e 23 de outubro, no Auditório do Grupo Musical de Miragaia e no Pavilhão da Escola EB 2/3 Irene Lisboa, respetivamente.

“Não falamos nada mais do que de nós próprios”. É esta frase do psicanalista francês Jacques Lacan que está na origem do monólogo do coreógrafo e performer Nuno Lucas, que chega a Miragaia neste sábado, com interpretação de Cláudio da Silva. Convocando personagens que o assombraram e assombram, e trazendo-as para o presente, o autor transpõe experiências num campo semântico de palavras, criando um ritmo que poderia tratar-se de uma canção. Partindo de situações simples, por vezes anedóticas, que encaminham o público para as suas próprias histórias, “I could write a song” é uma chamada à interioridade de cada espetador, numa tentativa de criar laços de intimidade e proximidade com algo que lhe é desconhecido.

Por sua vez, o projeto “OraculÁreas”, criado por Ana Rocha, será desenvolvido em dois momentos distintos e propõe um exercício de transformação comum numa espécie de conferência/performance, tendo como base os quatro núcleos programáticos do Cultura em Expansão – Campanhã, Pasteleira, Miragaia e Bouça. Esta primeira apresentação da iniciativa, que pretende abrir um caminho de diálogo, juntará representantes das estruturas parceiras do Cultura em Expansão, habitantes e público num encontro inesperado, que contará com o acompanhamento musical dos percussionistas João Pais Filipe e Pedro Melo Alves.

Com entrada gratuita, ambos os espetáculos têm início às 19,30 horas e requerem o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local dos espetáculos, a partir de uma hora antes do seu início.

Com programação até dezembro, durante todos os fins de semana, durante o mês de outubro, a agenda do Cultura em Expansão inclui ainda o concerto de Pop Dell’Arte e a segunda sessão de Roda de Histórias de Carlos Marques e Thomas Bakk.

Mais informações sobre o programa do Cultura em Expansão podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.