Turismo

Hotel portuense distinguido nos International Design Awards

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

mno_renaissance_porto_lapa_hotel_11.jpg

Miguel Nogueira

A arquitetura do Renaissance Porto Lapa Hotel, assinada pelo gabinete português Visioarq, foi distinguida com o troféu prata da edição 2023 dos International Design Awards (IDA), na categoria Building Of The Year/Hospitality. O projeto, assinado pelo gabinete português de arquitetura Visioarq, inclui a construção de um parque urbano e infraestruturas públicas, permitindo a regeneração urbanística desta zona central da cidade.

A reabilitação e expansão de infraestruturas viárias, principalmente nas ruas de Cervantes e Alves Redol, abertas, entretanto, à circulação automóvel, e a criação de um parque urbano, com 17 mil metros quadrados, para usufruto da população fazem parte da parceria estabelecida entre o Município do Porto e a Mercan Properties, grupo detentor da unidade hoteleira.

"Estas são as parcerias que fazem com que as cidades possam evoluir e crescer", assinalou, em dezembro de 2023, aquando do lançamento da primeira pedra do futuro Parque Urbano da Lapa, o presidente da Câmara, Rui Moreira.

"O Parque Urbano da Lapa é um símbolo de renovação e otimismo. Localizado no coração do Porto, não só embeleza a cidade como também oferece um pulmão verde, um refúgio natural para os cidadãos", sublinhou, por seu turno, o presidente da Mercan Properties, Jordi Vilanova.

O Renaissance Porto Lapa Hotel ocupa uma área de cerca de 14 mil metros quadrados, possuindo 163 quartos. O investimento privado, na ordem dos 56 milhões de euros, permitiu a criação de cerca de 119 postos de trabalho diretos e 120 postos de trabalho indiretos.