Sociedade

Hospital Central da Beira reconstruído com o apoio do Município do Porto

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

DR_HEALTH4MOZ_hospital_da_beira_01.JPG

DR

Logo após o ciclone Idai ter destruído, em março de 2019, grande parte do Hospital Central da Beira, em Moçambique, o Executivo municipal decidiu, na altura, aprovar um reforço do apoio à cidade moçambicana, com a qual o Porto tem um acordo de geminação. O apoio financeiro, no valor de 120 mil euros, destinou-se, exclusivamente, à construção do Centro de Formação e Pesquisa em Ciências da Saúde daquela unidade, inaugurado já durante este mês.

O apoio financeiro aprovado pelo Executivo municipal foi executado pela Health4Moz, uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, com sede no Grande Porto, e com um reconhecido e meritório trabalho de terreno desenvolvido em Moçambique e, em particular, na cidade da Beira, onde se encontra envolvida em ações de formação e capacitação do pessoal médico local.

Os 120 mil euros juntaram-se a um outro apoio anteriormente concedido pelo Município do Porto, no valor de 100 mil euros, destinado à reconstrução do bloco cirúrgico do Hospital Central da Beira, também gravemente afetado pelo ciclone Idai, e a 10 mil euros enviados para uma rápida intervenção na Escola Portuguesa na Beira.

Para além da Câmara do Porto, a construção do Centro de Formação e Pesquisa em Ciências da Saúde do Hospital da Beira contou com o apoio dos municípios de Coimbra e Sintra (também geminados com a cidade moçambicana) e de algumas empresas.

Com mais de 90 anos de história, a antiga "Enfermaria da Malnutrição", um dos edifícios mais antigos do hospital, o maior e mais importante do centro do país, deu lugar ao Centro de Formação e Pesquisa, totalmente equipado com o apoio, entre outras instituições, do IPO Porto e Fundação Manuel António da Mota.