Inovação

Horários e rotas dos autocarros em tempo real nos novos ecrãs das paragens

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Saber as rotas percorridas pelos autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), assim como os horários em tempo real já é possível em, pelo menos, oito paragens espalhadas pela cidade. Tudo graças a um novo sistema de informação implementado pela Porto Digital.

Na prática, o projeto piloto disponibiliza nas paragens um ecrã com tecnologia de baixo consumo, do tipo e-paper, com a informação dos tempos de espera e de passagem dos autocarros da STCP, complementado com um mapa correspondente à rota de cada linha e mensagens áudio.

O objetivo passa por explorar novas formas de dar acesso a informação de qualidade e fidedigna sobre o serviço prestado pela STCP, conciliando conceitos de sustentabilidade, inclusão e acessibilidade.

De forma a garantir o envolvimento de cidadãos e visitantes, a implementação do serviço será acompanhada por um processo participativo, que inclui entrevistas nos locais de instalação, assim como questionários online.

Haverá, ainda, um especial cuidado com questões relacionadas com a acessibilidade. A informação dos ecrãs está transposta para um sistema áudio e estão previstos testes no terreno com o apoio da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

O projeto piloto enquadra-se no desenvolvimento de novas funcionalidades do serviço Explore.Porto, que já disponibiliza este tipo de informação nas paragens do autocarro, através de um código QR afixado na própria estrutura, ou diretamente através do endereço explore.porto.pt.

Neste momento, o novo sistema de informação está a ser implementado nas paragens da STCP na Praça D. João I (PRDJ), Praça Filipa de Lencastre (PRFL), Campanhã (CMP2), Boavista – Casa da Música (BCM1), Fluvial (FLU2), Sea Life Castelo do Queijo (CQ5), Hospital São João (Circ.) (HSJ9) e Universidade Católica (UC2).

Este projeto enquadra-se no PRR Acelerar & Transformar o Turismo, de modo a melhorar a sua experiência na cidade do Porto.