Ambiente

Hora do conto: o que esconde o carvalho nos seus ramos, tronco e raízes

  • Inês Reis

  • Notícia

    Notícia

DR_carvalho_01.JPG

DR

A pensar nos mais novos, a equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto produziu mais um episódio didático, para transmitir conhecimentos relacionados com a natureza que nos rodeia. Desta vez, a hora do conto é dedicada ao carvalho.

“O grande carvalho”, escrito por Quim Ferreira, é contado pela equipa do Ambiente através de cenários ilustrativos, construídos pelas mãos de Luís Monteiro e Ana Luísa Coutinho.

Alertando para a importância dos carvalhos na biodiversidade, a história fala de um chapim-azul e de um pica-pau, que ao se aperceberem de que o carvalho estava repleto de bugalhos, recearam que este pudesse estar doente. É então que o grande carvalho explica às duas aves que estas formas esféricas, semelhantes às bolotas, funcionam como local para os insetos poderem depositar os seus ovos em segurança e serem protegidos de possíveis predadores. E que se não fosse graças ao seu tronco, ramos e raízes várias espécies de animais não se poderiam abrigar ou simplesmente encontrar alimento.

Desta forma, a narrativa infantil quer consciencializar os leitores mais pequenos - porque não também os graúdos? - e alertar para a importância de preservar esta árvore do género quercus, que tanto contribui para o equilíbrio de várias espécies do meio ambiente.

Para descobrir mais histórias como esta, ou os restantes vídeos protagonizados pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto aceda ao YouTube do portal Porto. ou siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa, #atelierdaboavida, #ambientedescomplicado e #naturezaabrincar.