Sociedade

Hoje é Dia Mundial da Saúde e o Porto dinamiza campanha para uma vida saudável

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_inauguracao_parque_oriental_37.JPG

Miguel Nogueira

Assinala-se nesta quarta-feira, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde com a campanha Comunidades Promotoras da Saúde, que vem complementar o trabalho que a Câmara do Porto tem vindo a desenvolver sob o lema "O Porto sabe cuidar de si", no contexto do programa AIIA - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa.

A campanha versa sobre temas específicos que integram as áreas prioritárias da estratégia global de promoção da saúde da autarquia, assente em quatro fatores fundamentais: alimentação, atividade física, saúde mental e consumos.

Estes quatro fatores são trabalhados para promover hábitos saudáveis, capacitando a população a adotar regular e diariamente hábitos de cariz preventivo como, por exemplo: beber água nas quantidades adequadas e elegendo-a como bebida de eleição; praticar atividade física regular, ajustada à fase da vida de cada um; consciencializar para a importância da prevenção de exposição de crianças e jovens ao fumo do tabaco; cuidar da saúde mental ao mesmo tempo que se combate o estigma nesta área, entre outros. Na abordagem desses temas são utilizados um conjunto diverso de materiais didáticos e pequenos vídeos.

O programa AIIA dedica uma parte substancial do trabalho com as comunidades da cidade à promoção do seu bem-estar, da sua saúde e da sua qualidade de vida, seja através da promoção do desporto e da atividade física, numa abordagem inclusiva e de proximidade, seja promovendo a literacia em saúde através de iniciativas de intervenção e capacitação direta das populações em temas e áreas de saúde abrangentes e transversais. Além disso, permite reforçar as competências das equipas de profissionais que integram a Rede Social, qualificando, ainda mais, a sua capacidade de intervenção nesta área.

O programa AIIA - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa resulta de candidatura da Câmara do Porto ao Programa Operacional Regional do Norte - NORTE 2020.