Desporto

Hoje correu-se por aqueles que não podem correr

  • Notícia

    Notícia

Pelo segundo ano consecutivo, o Mundo correu por aqueles que não podem na Wings for Life World Run, a única corrida global e simultânea da história teve, em Portugal, partida no Porto, pelo presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite.

A prova, que teve início simultâneo em 12 fusos horários e 35 localizações nos seis continentes, contou com um recorde de 101.280 inscritos. Em Portugal, a partida foi dada na Invicta, onde nem a chuva travou o entusiasmo de um pelotão com quase 1.800 corredores de 18 nacionalidades.

Doroteia Peixoto (41,69 km) e Daniel Pinheiro (67,39 km) foram os melhores representantes nacionais, ganhando a possibilidade de, na próxima edição, em 2016, escolherem em que cidade vão quer correr na Wings for Life World Run.


"Não estava à espera de fazer tantos quilómetros. Fiz uma Maratona na semana passada e estava a pensar ficar pelos 30 km, porque me sentia um pouco cansada. No entanto, com o decurso da prova e, apesar de as condições adversas a partir de Gaia, com o vento contra, consegui acabar com esta marca. Naturalmente que estou muito satisfeita, até por ter contribuído para esta causa", justificou a atleta, de 32 anos.


Já Daniel Pinheiro, após cerca de quatro horas e meia de prova, foi alcançado pelo Carro Meta aos 67,39 km. Uma magnífica marca que o colocou como o 16º atleta a nível global. Para o fundista de 31 anos, uma vez cumprido o objetivo solidário, não enjeitou a hipótese de concretizar uma marca ao seu nível. "Apanhei o meu principal adversário aos 29 km. A partir daí foi gerir, gerir, gerir."


A nível global, o etíope Lemawork Ketama repetiu o título mundial, cumprindo uns incríveis 79,9 km até ser apanhado pelo Carro Meta, que iniciou a sua perseguição 30m após a partida. No setor feminino, a japonesa Yuuko Watanabe estabeleceu um novo máximo, chegando aos 56,33 km de corrida.


Com o final da edição Wings for Life World Run de 2015, abriram já as pré-inscrições para a de 2016. A competição nacional decorrerá no mesmo traçado, realizando-se, porém, a 8 de maio. As pré-inscrições poderão ser efetuadas em www.wingsforlifeworldrun.com.