Ambiente

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Animal com uma mão cheia de razões

  • Notícia

    Notícia

Neste domingo, dia 4 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Animal, e no Município do Porto há uma mão cheia de razões para considerar que o bem-estar animal é uma prioridade. Do novo Centro de Recolha Oficial de Animais à promoção da adoção responsável, passando pela oferta de dois parques caninos às equipas de cães de resgate, até às missões de devolução de espécies selvagens ao seu habitat natural.

É um caminho em construção permanente, mas as ações e projetos concretos denotam o empenho do Município em fazer da cidade do Porto um sítio cada vez mais amigo dos animais.

Ora, no dia que mundialmente os celebra, o "Porto." passa em revista algumas das principais ações desenvolvidas nos últimos anos pela sua defesa, proteção e bem-estar.

Novo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA)

Aberto desde maio deste ano, o novo Centro de Recolha Oficial de Animais, localizado na Travessa das Águas Férreas de Campanhã, ao lado do Viveiro Municipal, é um espaço de excelência, que oferece todas as condições para acolher os amigos de quatro patas.

Com capacidade para acolher cerca de 200 animais (cães e gatos), o espaço duplicou o número de boxes para 94, garantindo a separação física e funcional entre o serviço de adoção e o de recolha oficial.

Todos os animais errantes que ali chegam passam por um período de quarentena, findo o qual se integram, como todos os outros, nas atividades que o Centro proporciona. Isto porque o recente equipamento municipal, que veio substituir o velho canil de Serpa Pinto, com mais de 80 anos, providencia um pequeno spa para banhos e tosquias; um programa de socialização e treino para os animais alojados, assegurado por 23 tratadores; além de cuidados clínicos, como esterilização e concretização de cirurgias.

Trata-se de um importante passo em termos de saúde pública e no cumprimento do Plano Municipal de Controlo e Bem-Estar das Populações Animais de Cães e Gatos.

Promoção de adoção responsável

Com regularidade, o Município do Porto desenvolve campanhas de sensibilização para a adoção responsável, porque não basta só querer, é preciso condições para acolher condignamente os animais.

Se chegar à conclusão de que, além de querer, reúne todos os requisitos para ser bem-sucedido na tarefa, depois de maturada a ideia também pelo núcleo familiar, é fácil passar à ação aproveitando o serviço de adoção responsável disponibilizado pelos serviços camarários.

Aliás, desde janeiro de 2016 que está ativa na cidade uma campanha para incentivar esta prática, no âmbito da qual o Município oferece o serviço de esterilização aos donos de todos os animais adotados.

Parques caninos

O primeiro parque canino da cidade do Porto inaugurou em janeiro de 2019, no Jardim de Paulo Vallada. O projeto teve em conta a necessidade de prever a presença simultânea de vários animais, pelo que disponibiliza uma área para cães de grande porte, de 10 por 25 metros, e outra para cães mais pequenos, com a dimensão de 7 por 14 metros.

O espaço está dotado de diferentes equipamentos em madeira que possibilitam aos cães fazerem exercícios em salto, em rampa ou em paliçada, de modo a promover a sua agilidade e destreza. Contempla, igualmente, uma caixa de areia para que os cães possam escavar, bebedouros caninos, bebedouros para humanos, bancos em betão e papeleiras com dispensador de sacos para recolha e deposição de dejetos.

Também o mais recente parque canino da cidade, inaugurado há um mês na Quinta do Covelo, oferece características semelhantes, com a particularidade de ter uma área consideravelmente maior: são 3.800 metros quadrados que permitem aos cães dispor de um espaço aprazível para brincarem em segurança.

Em conjunto, o investimento municipal nestes dois equipamentos superou os 60 mil euros.

Cães de resgate

A Polícia Municipal e o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto incorporam nas suas equipas agentes de quatro patas, que têm como principal missão o apoio das equipas de busca e salvamento de vítimas soterradas em caso de derrocadas, desabamentos de terra ou colapsos de estruturas.

Os quatro pastores alemães, provenientes de Portugal e Espanha, compõem esta valência cinotécnica, de unidade de busca e de resgate, desde o início do ano, tendo recebido treinos específicos e diários para estarem aptos a salvar vidas humanas.

Recuperação de espécies selvagens

De quando em quando, as equipas de médicos e técnicos veterinários do Município do Porto, tomam parte ativa em operações de devolução ao meio ambiente de espécies selvagens que, por alguma razão, se desviam do seu habitat natural.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com uma geneta, e mais recentemente com uma garça, libertada nas margens do Jardim do Calém, na Foz do Douro.