Urbanismo

Hoje à tarde debatem-se as soluções para reativar o Ramal da Alfândega a curto prazo

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

fib_Ramal_da_Alfandega_03.jpg

Filipa Brito

É a partir das 17 horas que inicia a sessão para apresentar e debater as soluções provisórias para a reativação do Ramal da Alfândega. Promovida pela Câmara do Porto, a apresentação pode ser seguida online e em direto através dos canais do município.

Participam na sessão o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, e o professor e investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Paulo Pinho, que vai apresentar o estudo que a autarquia encomendou, e que explora a procura potencial por transporte coletivo para o Ramal da Alfândega.

Esta é apenas uma das soluções provisórias colocadas em cima da mesa, sendo a outra a possibilidade de atribuir ao ramal uma função mais direcionada para o lazer, que envolve a colocação de uma ciclovia.

Rui Moreira já admitiu que os dois interesses podem ser compagináveis, e que a forma de os conciliar seria nos dias úteis consignar o local para o transporte coletivo, e aos fins de semana destiná-lo a atividades de lazer.

A sessão decorre na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e vai ser transmitida no canal de YouTube da Câmara do Porto, sendo simultaneamente partilhada nas redes sociais do município.

Após a sessão, ficará disponível um microsite sobre o debate em torno da reativação do Ramal da Alfândega, que acontece após cerca de 30 anos de inatividade. Nele, serão incluídos todos os estudos e soluções apontadas para os primeiros quatro a cinco anos, uma vez que esta não se trata da solução definitiva que, posteriormente, vai ser pensada para este local. No entanto, não deixará de funcionar como um tubo de ensaio para uma intervenção que a Câmara do Porto pretende que seja mais duradoura.

No microsite ficará ainda disponível, na íntegra, a sessão desta tarde, para quem não tenha a oportunidade de acompanhar em direto, sendo ainda disponibilizado o método através do qual os cidadãos podem deixar o seu contributo ou ideias para este debate.