Desporto

Histórica competição de polo aquático com nova edição em setembro

  • Notícia

    Notícia

gco_meeting_internacional_polo_aquatico_2022_09.jpg

Guilherme Costa Oliveira

De 15 a 17 de setembro, o Clube Fluvial Portuense será o epicentro do Meeting Internacional de Polo Aquático – Prof. Rui Moreira. Esta é já uma das principais competições da modalidade e ponto de encontro de clubes e atletas seniores de ambos os géneros.

A competição acontece sob a chancela da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) e conta com o apoio do Município do Porto, através da empresa municipal Ágora. Com o objetivo de reunir um número recorde de atletas na piscina do Fluvial, a 38.ª edição da prova será aberta, além da participação de equipas seniores masculinas, a formações compostas, também, por atletas femininas, alargando assim o raio de participação e promovendo a igualdade de género nesta modalidade.

Na categoria masculina, estão já confirmadas a seleção regional da ANNP e as seleções de Portugal, Malta e Grã-Bretanha. Na categoria feminina, irão competir as formações do Clube Fluvial Portuense, Sport Lisboa e Benfica, Clube Aquático Pacense e duas equipas espanholas, o Club Waterpolo Pontevedra e o Waterpolo Tenerife Echeyde.

O Meeting Internacional do Porto – Prof. Rui Moreira adotou o nome do antigo treinador e selecionador, já falecido, responsável pela formação de centenas de praticantes da modalidade.

A primeira edição da prova aconteceu em 1986 na Piscina Municipal de Campanhã, inaugurada um ano antes pelo então Presidente da República, Ramalho Eanes.