Sociedade

Histórias da cidade: U.Porto a produzir conhecimento há 111 anos

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

fib_fachada_univerdidade_porto.jpg

Filipa Brito

A Universidade do Porto foi fundada em 1911 e figura, hoje, entre as 100 melhores instituições de Ensino Superior da Europa e as 350 melhores do mundo nos rankings de referência.

Diário de Governo, de 24 de março de 1911, Direcção Geral de Instrucção Secundaria, Superior e Especial: “O Governo Provisorio da Republica Portuguesa faz saber que em nome da Republica se decretou, para valer como lei, o seguinte: Artigo 1.º No Territorio da Republica, alem da Universidade de Coimbra já existente, são criadas mais duas Universidades – uma com sede em Lisboa e outra no Porto”.

O diploma é “dado nos Paços do Governo da Republica, aos 22 de março de 1911” é assinado por Joaquim Theophilo Braga, António José de Almeida, José Relvas, António Xavier Correia Barreto, Amaro de Azevedo Gomes, Bernardino Machado e Manuel de Brito Camacho.

Mais tarde, a 22 de abril, no Diário do Governo, a mesma Direção Geral especifica, no Artigo 5.º: “A nova Universidade do Porto comprehende: a) Uma Faculdade de Sciencias mathematicas, physicochimicas e histórico-naturaes – Faculdade de Sciencias; b) uma Faculdade de Medicina e uma Escola annexa de Pharmacia; c) uma Faculdade de Commercio, que fornecerá habilitações para a direcção superior dos estabelecimentos de credito, bancos, seguros, empresas industriaes e financeiras, etc…”.

A “circunscrição universitária do Porto” compreendia os distritos do Porto, Vila Real, Bragança, Braga e Viana do Castelo. Naquele tempo, a Direção Geral determinava que o ano abria a 15 de outubro e fechava a 31 de julho, havendo “cursos annuaes, semestraes e trimestraes”. O diploma de Estado tinha um custo de 50 réis, o que constituía uma receita do Estado.

Os tempos são outros. A Universidade do Porto (U.Porto) cresceu e muito. Segundo se pode ler no seu site, “é o maior produtor de ciência do país, com mais de 23% dos artigos científicos portugueses indexados no Web of Science (2015-2019). Lidera também os pedidos de registo de patentes europeias e gere um dos mais dinâmicos ecossistemas nacionais de inovação: a UPTEC”.

O campus da U.Porto integra 14 faculdades, uma business school, 48 unidades de I&D e nove institutos de interface. Mais de 30 mil estudantes frequentam os cerca de 290 cursos disponíveis. Os estudantes internacionais já correspondem a cerca de 20% da comunidade estudantil, facto a que não são alheios os 168 projetos Erasmus+ em que a universidade esteve envolvida entre 2014 e 2020.

Para assinalar os 111 anos de existência, a U.Porto preparou um programa alargado de iniciativas, a decorrer esta terça-feira, dia 22 de março.