Urbanismo

Histórias da Cidade: Pérgula do Molhe já tem 90 anos e continua bonita

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#fib_pergola_foz_05.jpg

Depois da intervenção

Filipa Brito

Construída no final da década de 20 do século passado, a Pérgula do Molhe (também conhecida por Pérgula da Foz) mantém todo o seu esplendor, como local emblemático e inconfundível da Foz e de todo o litoral português. São raras as fotos tiradas nas praias portuenses que não contenham este ex libris da frente atlântica da cidade. Varanda ou terraço sobre a Praia do Molhe permite observar toda a paisagem em redor, praias, mar e jardim.

Um pormenor para desfazer, desde logo, todas as dúvidas: Pérgula ou Pérgola? O Dicionário da Porto Editora regista, apenas e só, o termo "pérgula". Vem do latim pergula -, "varanda exterior". Por definição é uma "espécie de passeio com cobertura em forma de ramada decorativa" ou "terraço coberto". Já o Dicionário Eletrónico Houaiss insere a palavra "pérgola", embora remeta também para "pérgula" (in "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa").

A Pérgula do Molhe foi integrada no projeto de melhoramentos e embelezamento da Avenida do Brasil, elaborado, naquele ano, pela Câmara Municipal do Porto. A sua construção, em cimento, custou 53 contos (264 euros) e foi entregue a António Enes Baganha, um dos artistas portuenses mais consagrados do seu tempo.

Na intersecção da Avenida do Brasil com a de Montevideu nasceram, na altura, alguns espaços públicos, marcando o novo centro simbólico e espacial da Foz atlântica. Criaram-se a Esplanada da Praia do Molhe e a Pérgula, tornando esta área o centro da chamada Foz Nova (em contraponto, por exemplo, ao Passeio Alegre, considerado o centro da Foz Velha).

Mais recentemente, a pérgula foi objeto de uma profunda intervenção de restauro por parte do Município (em 2019 e 2021). Primeiro, com uma intervenção preventiva da Proteção Civil Municipal. Ano e meio depois, os trabalhos foram assegurados pela empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto e englobaram a reparação da estrutura em betão do monumento, do varandim, balaustrada envolvente, rampas e escadas de acesso às praias, desde o Jardim dos Ingleses até à Esplanada do Molhe.

A Pérgula do Molhe, com 90 anos, é um elemento identitário da cidade, recuperando, hoje e sempre, a aura de outros tempos.