Sociedade

Histórias da Cidade: Faculdade de Farmácia na vanguarda do ensino

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

DR_antiga_faculdade_Farmacia_01.JPG

DR

Até 1902, o ensino farmacêutico em Portugal era ministrado nas escolas de farmácia, anexas às escolas Médico-Cirúrgicas de Lisboa e do Porto, e na Escola de Farmácia de Coimbra, anexa à Faculdade de Medicina local. No caso da Invicta, e com a criação da Universidade do Porto, em 1911, a escola é integrada na Faculdade de Medicina. A separação dá-se em 1915 e o estatuto de Escola Superior adquire-o três anos depois, em 1918. O decreto-lei 7218, de 18 de janeiro de 1921, eleva a Escola Superior de Farmácia do Porto à condição de Faculdade, tornando-a a mais antiga em funcionamento no nosso país.

Resistiu, ao longo dos anos, a todas as reformas na Educação e Ensino Superior. Basta referir, a título de exemplo, que, em 1928, foi extinta a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, que viria, em 1932, a ser novamente criada, mas como escola. Neste mesmo ano, a Faculdade de Farmácia de Lisboa viria também a ser transformada em escola. E no Porto? A Faculdade de Farmácia (FFUP) manteve o seu estatuto, “ministrando o ensino profissional de farmácia e de química, a cultura e o progresso de todos os ramos da farmácia e ciências afins”.

Em termos de formação, entre 1932 e 1968, foi, indiscutivelmente, a única Faculdade de Farmácia do país habilitada a conceder os graus de licenciado e doutor. Reduzidas a escolas superiores, as suas congéneres de Lisboa e Coimbra apenas podiam conceder o grau de bacharel.

Aníbal da Cunha, uma referência no ensino farmacêutico

Hoje, e com 102 anos de existência, comemorados na passada quarta-feira, dia 18, a Faculdade de Farmácia já viveu, como não poderia deixar de ser, momentos altos e outros menos bons. Se em termos pedagógicos se podem assinalar as reformas de 1926, 1931 e 1978, tendo esta última dado origem à licenciatura em Ciências Farmacêuticas, já o incêndio que, a 16 de Maio de 1975, destruiu praticamente todo o edifício da faculdade, na Rua Aníbal da Cunha, "casa" da FFUP desde 1916, consternou toda a cidade. Refira-se, a propósito, que Aníbal da Cunha foi o principal obreiro da transformação do ensino farmacêutico no país e a quem se ficou a dever a construção do antigo edifício da Faculdade situado na rua com o seu nome.

Em 2012, a FFUP dá início a um novo ciclo, coincidindo com a mudança – juntamente com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) – para o moderno complexo situado no centro da cidade do Porto, junto ao Palácio de Cristal.

Em mais de 100 anos de história, a Faculdade de Farmácia continua a ter uma “imagem de marca” no ensino das Ciências Farmacêuticas em Portugal, apostando na investigação e na colaboração com diversas entidades nacionais e internacionais.