Sociedade

Histórias da Cidade: de Joaquim Guerreiro a João Gonzalez, 100 anos de animação

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O_Pesadelo_de_Antonio_Maria_100_anos_animacao_portuguesa_01.JPG

DR

"O pesadelo de António Maria", de 1923, é considerado o primeiro filme animado do cinema português, realizado pelo caricaturista Joaquim Guerreiro. "Ice Merchants" é uma curta-metragem de animação, de 2022, escrita e realizada por João Gonzalez. Cem anos de distância marcam a história de uma arte tantas vezes considerada menor no seio da sétima arte, mas que vive, atualmente, uma das suas melhores fases no nosso país.

Foi precisamente no dia 25 de janeiro de 1923 que se estreou "O Pesadelo de António Maria", uma sátira ao político António Maria Silva, da I República. Não havendo registo de cópias desse filme original, a versão que hoje sobrevive é uma reconstituição a partir dos desenhos originais de Joaquim Guerreiro, numa remontagem feita, a partir de 2001, pelo produtor e realizador Paulo Cambraia, um dos estudiosos do cinema de animação em Portugal. O filme foi mostrado, recentemente, no Batalha – Centro de Cinema, precisamente no dia de comemoração dos cem anos depois da primeira exibição pública, numa sessão em parceria com a Casa da Animação.

“Em janeiro de 1923, os jornais da época, nomeadamente o Diário de Notícias e o Século, anunciavam a peça de teatro de revista 'Tiro ao Alvo', no Éden Teatro, em Lisboa, em página adequada para esses anúncios. A dada altura surge um quadro novo nessa peça, com o título Fitas Faladas. Os anúncios começaram a mencionar esse novo quadro, e o ‘film’ que o abria. O Diário de Notícias dedicou um pouco mais de atenção ao filme e fez-lhe alguns comentários. Em fevereiro, 'Tiro ao Alvo' estreia-se no Porto, e o filme também. Aí, é o Jornal de Notícias que lhe dá relevo, dedicando-lhe um artigo que viria a ser, em 2001, fundamental para identificar os desenhos, por ter uma caricatura de António Maria", explicou Paulo Cambraia, em recente entrevista à Antena 1.

A história tem, pois, um novo e decisivo desenvolvimento em 2001, na Porto Capital Europeia da Cultura. Paulo Cambraia revela: "Como parte desse evento é pedido a António Gaio, diretor do Cinanima, que escreva um livro sobre a história da animação portuguesa. É aqui que se vai dar o improvável encontro das várias linhas de tempo em jogo: António Gaio deparou-se, também ele, com o sobejamente conhecido artigo do Jornal de Notícias de 1923, e com a caricatura de António Maria, o que o fez lembrar-se das fotocópias de 1986. Não podia haver dúvidas: os desenhos eram do filme de 1923 e o seu autor era Joaquim Guerreiro".

“Não nos falta reconhecimento internacional”

Desde então, a produção nacional de cinema de animação foi crescendo muito lentamente. Há nomes incontornáveis nesta história, como o de Vasco Granja (quem não se lembra dos desenhos animados por si revelados na RTP?), ou Abi Feijó, fundador da Casa da Animação, nascida em 2001, na Invicta, com o apoio da Capital Europeia da Cultura – Porto 2001 e da Câmara Municipal do Porto. Uma Casa que tem defendido a promoção dos interesses dos profissionais de animação.

“A animação portuguesa está a viver um período muito bom. Temos nomes fortíssimos – Regina Pessoa (já ganhou o Cristal da Curta-Metragem do Festival Internacional de Animação d`Annecy, em França, considerado o "Cannes" do cinema de animação), Bando à Parte, Alexandre Siqueira, etc – que já foram, internacionalmente, reconhecidos", reconheceu ao Porto. João Gonzalez, antes mesmo de ser mundialmente conhecido pelo seu filme "Ice Merchants", nomeado para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Nascido no Porto, o jovem realizador não tem dúvidas: "Não nos falta o reconhecimento internacional. Não sou, de todo, pioneiro. Sou só mais um que está a aproveitar o caminho desbravado pelos grandes nomes da animação nacional".

Multipremiado, João Gonzalez poderá voltar a fazer história a 12 de março, data prevista para a cerimónia da 95.ª edição dos Óscares. Cem anos depois da estreia do filme de Joaquim Guerreiro, Portugal poderá ter, pela primeira vez, um filme de produção nacional a vencer o prémio de melhor curta-metragem de animação.