Sociedade

Histórias da cidade: a fama dos “frades-grilos” que vieram de Espanha

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

fib_igreja_dos_grilos.JPG

Filipa Brito

Por que razão lhe chamam “Igreja dos Grilos”?

Começou a ser construída, em 1577, pela Companhia de Jesus. Estilo maneirista barroco-jesuítico, Igreja e Convento de São Lourenço teve pronta oposição da câmara e população. Esta opunha-se ao colégio que os seguidores de Santo Inácio de Loyola pretendiam implementar, devido aos privilégios que os cidadãos tinham e que impediam a permanência de nobres e fidalgos dentro da cidade, por um período superior a três dias.

Os jesuítas acabaram por conseguir fundar o colégio com aulas gratuitas, o que conquistou rapidamente um notável êxito.

Com a sua expulsão em 1759, por ordem do Marquês de Pombal, a igreja foi doada à Universidade de Coimbra até a sua compra pelos Frades Descalços de Santo Agostinho, que ali permaneceram de 1780 a 1832. Estes frades vieram de Espanha em 1663, instalando-se inicialmente em Lisboa, no sítio do Grilo, onde rapidamente ganharam a simpatia da povoação, ganhando o nome de “frades-grilos”.

No Porto, a sua passagem ficou também marcada, para sempre, na linguagem do povo e na igreja onde estiveram: dos “Grilos” (o mesmo será dizer Igreja de São Lourenço).

Há também a lenda que conta que o templo jesuíta foi edificado no local onde existiam as hortas do bispo do Porto. Um local que, devido à enorme abundância de insetos cantores, era conhecido como o Campo dos Grilos.

Verdade é que os portuenses nunca adotaram a designação oficial de Igreja de São Lourenço e desde que foi construído, no século XVI, este templo foi sempre conhecido como… Igreja dos Grilos.

Visão única da cidade e do rio

Da História reza ainda que, durante o Cerco do Porto, no ano 1832, os frades viram-se obrigados a abandonar o convento, tendo este sido ocupado pelas tropas liberais de D. Pedro. Hoje, o conjunto é pertença do Seminário Maior, que o ocupa desde 1834.

Especial visibilidade na visita à Igreja de São Lourenço está reservada ao passadiço edificado entre as torres sineiras do templo, que permite uma visão única da cidade do Porto e do rio Douro. Teve, nos últimos 30 anos, duas grandes intervenções: uma, orientada pela Câmara do Porto aquando do Porto Património Mundial, e, mais recentemente, numa correção das coberturas e das fachadas.

A Igreja de São Lourenço… ou dos Grilos, incluída na visita ao Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior do Porto, convive, paredes meias, com a Catedral do Porto e o Paço Episcopal e não fica muito longe da Igreja da Misericórdia e da Torre dos Clérigos. É, assim, mais um importante espaço do roteiro religioso e espiritual de uma visita à cidade.