Sociedade

Histórias da cidade: 31 de janeiro de 1891, a revolta que os portuenses não esquecem

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_comemoracoes_31_janeiro_2019_20.jpg

Filipa Brito

O ambiente político no dealbar do século XIX era efervescente em Portugal. A contestação à Monarquia aumentava de dia para dia. Por isso, a revolta de 31 de janeiro de 1891, levantamento militar que teve lugar no Porto, é considerada como a primeira tentativa de derrube do regime vigente e de implantação da República em Portugal.

A cedência do governo ao Ultimatum Britânico do ano anterior, a proclamação da República no Brasil, que tinha ocorrido dois anos antes, suscitou grande indignação. Nos círculos republicanos, estes acontecimentos eram vistos como uma prova da decadência e fraqueza do regime monárquico.

No Porto, em especial, os círculos republicanos dispunham de fortes apoios. Afinal, era aqui que havia uma tradição revolucionária e que se prolongaria ao longo de todo o século XIX. Por isso, não foram totalmente estranhos os acontecimentos ocorridos a 31 de janeiro de 1891 (amanhã, fará 131 anos).

Conspirava-se por toda a cidade, como descreveram João Chagas e Manuel Maria Coelho: “[…] discutia-se em toda a parte, mormente nos cafés; e nos lugares, os mais públicos, se exibiam opiniões revolucionárias. Os militares confundiam-se com os civis; conspirava-se ao ar livre. […] Citavam-se nomes de militares que aderiam. Os sargentos andavam em grupos, fardados, pelas ruas. Não se tomava precauções, não se guardava sigilo”.

A revolta do Porto, também conhecida como “revolta dos sargentos”, devido ao papel central desempenhado pelos sargentos de vários regimentos de infantaria, assim como da guarda-fiscal, tem início no Campo de Santo Ovídio, atual Praça da República, dirigindo-se depois os revoltosos ao edifício da Câmara Municipal. Foi aí que Alves da Veiga, advogado, jornalista, professor e um dos mais prestigiados republicanos do Porto, proclamou a República e foi hasteada a bandeira vermelha e verde do Centro Democrático Federal 15 de Novembro, um clube republicano do Porto.

Os revoltosos foram rapidamente cercados pela Guarda Municipal, que disparou sobre a multidão e sufocou a revolta. Foram presos e julgados, tendo muitos sido condenados a penas de degredo em África. No mesmo dia, o estado de sítio foi declarado na cidade.

Apesar do seu desfecho, a Revolta do Porto, que ainda hoje é recordada na cidade, é considerada como um primeiro antecedente da proclamação da República, que apenas ocorreria 19 anos mais tarde e já em circunstâncias políticas e sociais muito diferentes.