Ambiente

Histórias com Ambiente dentro: Marina e os mares de plástico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_ambiente_Marina e os mares de Plástico.jpg

DR

Enquanto o verão convida a idas à praia, a equipa de Educação Ambiental do Município do Porto traz uma nova “História com Ambiente Dentro”. A partir da amizade de Marina e Lucas, o apelo é para a consciência das atitudes de cada um na preservação e limpeza dos oceanos.

Marina conheceu Lucas quando estava de férias na praia e procurava conchas para a sua coleção e os búzios que o avô lhe dissera serem portais mágicos para o mar. Bastava encostar o ouvido para ouvir o ruído das ondas ao longe.

Mas o que as ondas mais lhe traziam era o que as pessoas despejavam no mar. Coisas que não lhe pertenciam, como tábuas, fios, paus, vidros, plásticos ou latas.

Foi num emaranhado de algas e redes de pesca que Marina veio a descobrir um estranho rapaz de cabelo azul e olhos de coral, que lhe viria contar histórias das suas viagens por todos os oceanos do mundo e da missão que assumia de pregar partidas aos pescadores que pescavam mais do que precisavam ou aos caçadores de baleias e golfinhos.

Lucas queria salvar os seres marinhos em perigo pela ação dos homens e Marina ficou com vontade de se juntar a ele. Assim acontece, mas cada um a partir do seu lar.

Noutros episódios da série “Histórias com Ambiente Dentro”, a equipa de Ambiente da Câmara do Porto já contou uma história da carochinha para incentivar à reciclagem, a história de um pinheiro aventureiro, e, entre outras, uma história didática sobre um mocho.

Todos os episódios estão disponíveis no YouTube do portal Porto. ou através das hashtags #historiascomambientedentro, #ambientedescomplicado, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.