Ambiente

Histórias com ambiente dentro encantam e ensinam

  • Notícia

    Notícia

#mno_arvoredo.jpg

Em mais um episódio da série "Histórias com ambiente dentro", a equipa do Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo apresenta uma história retirada da estante das plantas.

São contos dirigidos a crianças e a toda a família, contados pela equipa de educação ambiental da Câmara do Porto que, nos últimos meses, tem transmitido dicas úteis, histórias e conhecimentos sobre a vasta biodiversidade que nos rodeia, através de programas virtuais.

Desta vez, pequenos e graúdos podem encantar-se com o conto didático "A árvore generosa", escrito e ilustrado pelo norte-americano Shel Silverstein.

Escrita em 1964, esta narrativa conta a história de uma árvore e de um menino. Em poucas palavras, o autor aborda a relação entre o homem e a natureza, com o conto de uma árvore que oferece tudo a um menino que, ao crescer, acaba por se tornar num homem egoísta e a abandonar.

No entanto, para agradar ao menino de quem tanto gosta, a generosidade da árvore continua a não ter fim, ainda que isso possa significar a sua própria destruição.

Abordando questões fundamentais como o tempo, a morte, a vida, as relações amorosas e de amizade, esta história apela ainda para a importância do meio ambiente, convidando a refletir sobre a forma como o homem se posiciona no mundo e trata tudo aquilo que o rodeia.

Para descobrir os restantes programas virtuais lançados ao longo dos últimos meses, siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.