Sociedade

Histórias com ambiente dentro encantam e ensinam

São histórias dirigidas às crianças e famílias, contadas pela equipa de educação ambiental da Câmara do Porto. Fazem parte dos programas virtuais lançados durante o período de confinamento e continuam a trilhar caminho, mantendo viva a proximidade de um grupo de trabalho que, habitualmente, faz do seu escritório o espaço ao ar livre. Veja os mais recentes episódios.

"Luís é um menino que nasceu numa aldeia perdida nos montes e que cresceu fascinado pelos animais, em especial pelos lobos". Assim começa a mais recente história com ambiente dentro, sobre "A Loba Urzeira", criada pelos técnicos de educação ambiental da Câmara do Porto.

Trata-se do quinto episódio da série "Histórias com ambiente dentro", que começou a ser lançada no canal de Youtube do portal de notícias Porto. há um mês.

Mas a aproximação virtual de uma vasta equipa que anualmente lida com milhares de pessoas, desenrola-se sob outros dois programas, cada o qual com o seu objetivo.

Na série "Binóculos no sofá", os episódios procuram aprofundar o conhecimento que temos sobre espécies de aves, mamíferos, anfíbios e até sobre espécies arbóreas, como sucede no mais recente episódio em que todas as curiosidades e especificidades sobre o sobreiro são reveladas. Sabia que o nome científico desta espécie de árvore é Quercus Suber e que só existe espontaneamente na região mediterrânica, principalmente em Portugal e Espanha?

Já terceira e última série, "Biodiversidade em casa" segue a lógica de oficinas práticas, em que os espectadores são incentivados a criar a sua própria horta no interior dos seus apartamentos, de uma forma muito simples.

O último episódio ensina a cultivar plantas para chás, temperos e até para perfumes. Pode visualizá-lo AQUI.

Conheça as hashtags identificativas de cada série nas redes sociais e os respetivos dias de lançamento dos novos episódios.

"De binóculos no sofá"

- Novos episódios às quartas-feiras | hashtag #debinoculosnosofa

"Histórias com ambiente dentro"

- Novos episódios às sextas-feiras | hashtag #historiascomambientedentro

"Biodiversidade em casa"

- Novos episódios às segundas-feiras | hashtag #biodiversidadeemcasa 

Todos os programas partilham a hashtag #ficaemcasa.