Sociedade

Helena Freitas é a nova diretora do Parque de Serralves

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_visita_casa_fundacao_serralves_03.JPG

Filipa Brito

A professora catedrática Helena Freitas foi nomeada nova diretora do Parque de Serralves. Uma decisão do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, realçando, em comunicado, o seu “extraordinário curriculum na área académica e o desempenho de cargos públicos de enorme relevância em Portugal, na União Europeia e junto de organismos internacionais”.

Helena Freitas já exercia o cargo de Coordenadora Geral da equipa diretiva do Parque de Serralves, desde agosto de 2020. Segundo o comunicado deu, então, início a um “ambicioso plano de trabalho de contínua valorização natural e estética do Parque, de desenho e avaliação dos conteúdos dos programas de educação para a sustentabilidade e de desenvolvimento de projetos integrados inseridos nas dinâmicas” daquele espaço. Agora, promete “dar maior expressão e um papel mais interventivo” do local com atividades de “promoção e divulgação” da Ciência.

Para a presidente do Conselho de Administração de Serralves, Ana Pinho, a nova diretora do Parque da Fundação tem “um profundo conhecimento das áreas de atuação da Fundação de que será responsável e aporta, pela sua enorme experiencia nacional e internacional e pela sua visão inspiradora, um pragmatismo que reforçará a centralidade da importância estratégica do Parque no projeto de Serralves”.

Helena Freitas é doutorada em Ecologia pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Bielefeld, na Alemanha, e tem um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, nos EUA. Atualmente, é professora catedrática, na área da Biodiversidade e Ecologia, no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desempenhou as funções de vice-reitora, entre 2011 e 2015. É detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, pela mesma universidade.