Cultura

Hélder Pacheco quer doar acervo documental à cidade do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_Helder_Pacheco_01.JPG

Miguel Nogueira

O investigador portuense Hélder Pacheco mostrou ao Município a vontade de doar um conjunto de documentos do seu acervo documental para deposição no Arquivo Histórico Municipal do Porto. Proposta vai a reunião privada do Executivo na manhã de segunda-feira.

“Fazem parte integrante desse acervo vários álbuns e CDs com fotografias, recortes de notícias, documentos ephemera, manuscritos dos seus livros, e dos artigos publicados ao longo dos anos em diversas publicações periódicas, na sua maioria, crónicas no Jornal de Notícias, monografias, publicações em série, postais, diapositivos, cartazes”, descreve o documento, assinado pelo presidente da Câmara.

Rui Moreira acredita que este acervo “é rico em informação sobre a história da cidade do Porto, decorrente da investigação e publicação de diversas obras de âmbito portuense” e a sua “riqueza e variedade” contribuirá “para conhecer melhor os usos e costumes do burgo portuense e compreender a dinâmica cultural da cidade ao longo do século XX”.

Por seu lado, o Município compromete-se a “promover, através do seu Arquivo Histórico, a receção de arquivos e documentos relevantes para a história da cidade, contribuindo, através do seu tratamento técnico e divulgação, para a valorização do património cultural da cidade”.

Natural da freguesia da Vitória, Hélder Pacheco é autor de ensaios e estudos sobre Património Cultural, editados em jornais e revistas de todo o país, investigador das culturas populares e escritor, divulgando nos seus trabalhos o Porto e a sua história.