Inovação

Hackacity regressa para solucionar desafios com recurso a dados abertos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_hackacity_estadio_dragao_01.JPG

Filipa Brito

Criado em 2016, o hackathon da cidade do Porto já tem data marcada para a sua sexta edição: 24 de novembro de 2023 (o local será anunciado em breve). As candidaturas encontram-se abertas e, como tal, desafiam-se todos os entusiastas de tecnologia, inovação e dados para, durante este dia, se dedicarem a 100% à resolução dos desafios urbanos do Porto.

O evento é gratuito e as equipas com três a cinco elementos podem submeter candidatura em duas fases – a primeira termina a 29 de setembro e a segunda a 12 de outubro (as candidaturas individuais poderão ser aceites após validação da organização).

No final, serão atribuídos prémios no valor total de sete mil euros, distribuídos por quatro equipas. Além dos três lugares do pódio, na edição de 2022, foi criado o Data Quality Award (Prémio de Qualidade de Dados) para destacar a solução que corresponda melhor ao melhor interesse da cidade.

Além dos participantes poderem analisar e melhorar os dados disponibilizados no Portal de Dados Abertos, esta iniciativa permite ainda um interessante "networking" entre pares e com mentores especializados em dados, sem esquecer a criação de impacto positivo junto da comunidade.

Mais do que um repositório de dados, o Portal de Dados Abertos do Município tem a função de interface colaborativo que desafia a participação ativa dos cidadãos, empresas, academia, instituições e demais organizações e entidades das mais diversas áreas de intervenção, privadas e públicas, numa estratégia de governação orientada para a transparência e participação.

Relembre-se que a edição de 2022 reuniu 120 participantes, distribuídos por 30 equipas e com a presença de cerca de 70 cientistas de dados e engenheiros de software, provenientes das esferas académica e corporativa. Os temas abordados passaram pela mobilidade, ambiente e segurança.

O Hackacity é uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto, coordenada pela Porto Digital, através do Porto Innovation Hub, e conta com a Ripply como parceiro estratégico.