Sociedade

Hackacity volta ao Porto em setembro e procura soluções para desafios da cidade com base em inovação e tecnologia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_hackacity_01.JPG

DR

O Hackacity, evento que resolve desafios da cidade do Porto através da inovação, tecnologia e dos dados, regressa ao Estádio do Dragão a 9 de setembro. O período de candidaturas decorre até ao dia 2 desse mês.

Esta será a quinta edição do Hackacity e, tal como no passado, a iniciativa vem desafiar os participantes a avaliarem e a melhorarem os dados da cidade, enquanto criam uma rede de contactos com os seus pares e especialistas no tema e geram impacto positivo na comunidade. O evento consistirá num desafio com recurso aos dados da cidade – o City Data Challenge – e decorrerá no Estádio do Dragão.

O Município disponibiliza um Portal de Dados Abertos que funciona como repositório de dados, mas também como interface colaborativo e de participação ativa para os cidadãos, as empresas, a academia, as instituições e demais organizações e entidades das mais diversas áreas de intervenção, numa estratégia de governação mais transparente e participativa.

O Hackacity é uma iniciativa da Câmara do Porto, coordenada pela Porto Digital e conta com a Ripply como parceiro estratégico.

Na última edição, em 2019, o Hackacity obteve um total de 143 participantes, divididos por 30 equipas. Os participantes vieram de 24 empresas, quatro centros de investigação e sete instituições de ensino superior, sendo maioritariamente cientistas de dados e engenheiros de software, mas também estudantes de outras áreas científicas, numa interessante combinação de experiência empresarial e académica.

Notícia atualizada às 10,12 horas do dia 17 de maio