Política

"Habitação social - precisamos de mais?" em debate amanhã na Câmara

  • Notícia

    Notícia

#mno_bairro_carvalhido_03.jpg

Miguel Nogueira

O ciclo "Viva Porto - Debate Público sobre Habitação no Porto" continua nesta terça-feira, às 10 horas, no átrio dos Paços do Concelho, com a segunda sessão dedicada ao tema da habitação social. A entrada é livre, mas quem não puder assistir presencialmente pode seguir o debate em direto através do Facebook da Câmara do Porto.

Joana Rodrigues, deputada da CDU na Assembleia Municipal do Porto, José de Castro, antigo deputado do Bloco de Esquerda no mesmo órgão autárquico, e Fernando Paulo, vereador da Habitação e Coesão Social, são os intervenientes do debate moderado por Miguel Pereira Leite, presidente da Assembleia Municipal do Porto.

Numa sessão que procurará respostas à questão "Habitação social - precisamos de mais?", vão ser colocados em cima da mesa vários números referentes à realidade da cidade. No Porto existem 48 bairros sociais, onde residem perto de 30 mil pessoas. A gestão dos cerca de 13 000 fogos é assegurada pela empresa municipal Domus Social, que tem a seu cargo aproximadamente 13% do património habitacional do concelho, um valor que coloca o Município do Porto muito acima da média nacional, que atualmente se fixa nos 2%.

Nos últimos cinco anos, entre 2014 e 2018, o investimento municipal nesta área foi de 75 milhões de euros e no Orçamento de 2019 o montante consignado é o mais alto de sempre: cerca de 35 milhões de euros.

Reunindo várias forças políticas, a discussão aguarda ainda os contributos dos munícipes, que podem intervir deixando as suas mensagens na caixa de sugestões disponível no átrio dos Paços do Concelho (todos os dias úteis, entre as 9 e as 17 horas). A transmissão em direto de todas as sessões, via streaming através do Facebook da Câmara do Porto, abre o leque de possibilidades de participação, pois ali podem ser deixados comentários em tempo real que serão resumidos no final da sessão, tal como as mensagens deixadas na caixa de sugestões.

O ciclo "Viva Porto - Debate Público sobre Habitação no Porto" realiza-se quinzenalmente até dia 25 de junho, data da sessão de encerramento, intercalando com as reuniões de Executivo. Consulte AQUI o programa completo.