Habitação

Habitação cedida pela Domus Social acolhe vítimas de violência doméstica

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A residência da Associação Democrática da Defesa e da Igualdade das Mulheres (ADDIM) tem sido um refúgio para mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de emergência social. O vereador da Habitação da Câmara do Porto, Pedro Baganha, visitou recentemente o espaço para conhecer o trabalho das voluntárias da instituição na Casa Abrigo.

Cedida pela empresa municipal Domus Social, em 2015, esta Casa Abrigo acolhe vítimas de violência doméstica, assim como os filhos menores, de forma a proteger e a salvaguardar a sua integridade física e psíquica. “Mais do que uma solução habitacional, trata-se de um verdadeiro lar que permite a reconstrução das vidas dilaceradas por este flagelo”, sublinhou Pedro Baganha.

A habitação é composta por quartos de adulto e criança, sala de jantar, cozinha, arrumos e lavandaria, e está totalmente mobilada com recurso a donativos privados e algumas iniciativas de doação de bens, como é o caso do Open Day, organizado pela Domus Social.

Durante a visita, que contou com a presença da vice-presidente do Conselho de Administração da Domus Social, Filipa Melo, foi possível conhecer o espaço, bem como verificar o empenho e dedicação da equipa da ADDIM em tornar esta habitação cada vez mais acolhedora e adaptada às necessidades das mulheres que recorrem à associação.

O acolhimento na Casa Abrigo é temporário e pressupõe o retorno da vítima à vida na sociedade, circunstância que é devidamente fundamentada pela equipa técnica envolvida.

A ADDIM é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, criada, em 1999 por um conjunto de 26 mulheres que, apercebendo-se dos obstáculos em denunciar crimes de violência doméstica, tomaram a iniciativa de fundar uma associação que as defendesse.