Habitação

Habitação acessível no centro do debate da Semana da Reabilitação Urbana do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_arrendamento_acessivel_06.jpg

Miguel Nogueira

A habitação a preços acessíveis vai estar em debate na 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, a decorrer de 22 a 24 de novembro, no Palácio da Bolsa. Como é que o mercado está a responder ao desafio de criar habitação a preços acessíveis? Será o arrendamento a aposta vencedora? E qual o papel dos municípios na promoção de oferta de habitação para a classe média? E no caso do Porto… qual o balanço ao programa “Porto com Sentido”?

Com o apoio da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, a conferência “Porto com Sentido. Uma resposta de mercado para Habitação Acessível” recebe no próximo dia 22, a partir das 17h15, o vereador do Urbanismo, Espaço Público e Habitação, Pedro Baganha, a vereadora do Espaço Público, Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Matosinhos, Manuela Álvares, a administradora executiva da Porto Vivo SRU, Raquel Maia, e Álvaro Santos, CEO da Agenda Urbana.

Num contexto em que a subida galopante das taxas de juro no crédito à habitação cria um obstáculo adicional no acesso à habitação pela classe média, parece sair reforçada a aposta na construção de habitação multifamiliar para arrendamento ou “build to rent”. Os investidores nacionais e internacionais revelam-se interessados na promoção de construção para arrendamento e, no caso do Porto, o Município mostra-se empenhado em apoiar estes investidores e em acelerar o stock de habitação para arrendamento com o alargamento do Programa "Porto com Sentido".

A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a registo prévio. As inscrições estão disponíveis aqui.