Cultura

Há uma nova obra na fachada da Galeria Municipal do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

ds_encontros_a_superficie

Dinis Santos

O projeto “Encontros à Superfície” apresenta a sua terceira intervenção, desta vez pela mão da dupla de artistas ucraniana 12345678910 Studio.

Como tem vindo a ser habitual, a fachada do edifício da Galeria Municipal tem vindo a transformar-se num espaço de exposição, acolhendo obras de arte, permanentemente acessíveis aos visitantes dos Jardins do Palácio de Cristal.

Desde maio, foram apresentadas obras de Anna Zvyagintseva e Catherina Lisovenko. Agora é a vez de 12345678910 Studio, um duo de jovens artistas composto por Anastasiia Omelych e Yevhenii Obraztsov, que vivem e trabalham em Kiev, na Ucrânia.

A sua prática artística está enraizada na observação das estratégias de controlo e privatização do espaço público pelas autoridades governamentais, de modo a imaginar possíveis formas de contestação, em colaboração com a sociedade civil. Utilizando mobiliário urbano não convencional, propõem a utilização do espaço público como uma rede social de cuidados e transformações provocadas pelo seu uso. A intervenção pode ser vista até ao final de outubro.

Mais informações sobre os projetos da Galeria Municipal do Porto em www.galeriamunicipaldoporto.pt.