Ambiente

Até outubro podem ser observados morcegos nos parques e jardins da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_observacao_morcegos_pasteleira_01.JPG

DR

A Noite dos Morcegos é assinalada há 25 anos – 12 das quais de forma ininterrupta pela equipa de Educação Ambiental do Município do Porto – mas talvez haja poucas alturas na História em que tanto sentido faça tentar compreender esta espécie e o seu papel crucial no ecossistema. A próxima observação de Morcegos Verão 2021 chega na noite de 6 de agosto ao Parque Oriental da cidade.

Os morcegos polinizam várias espécies de plantas, permitindo que tenhamos fruta e florestas saudáveis. Além disso controlam as populações de insetos, que são potenciais destruidores de culturas agrícolas e transmissores de doenças. São, no entanto, difíceis de ver.

No ano em que se comemoram 30 anos do Acordo EUROBATS - Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus – e os 25 anos de Noites de Morcegos, a equipa de Educação Ambiental propõe sessões noturnas para toda a família conhecer, ver e ouvir os morcegos do Porto, num roteiro orientado pela bióloga Luzia Sousa, e que passa por diversos espaços verdes da cidade.

A próxima observação acontece a 6 de agosto por volta das 20 horas no Parque Oriental. Sendo limitada a 20 pessoas, é necessária inscrição prévia através do preenchimento de formulário.

Em agosto, é ainda possível fazer parte desta Noite de Morcegos no dia 14, às 19,45 horas, no Parque da Cidade, e no dia 20, pelas 19,30, no Parque de S. Roque. A iniciativa regressa depois em outubro com uma sessão nos Jardins do Palácio de Cristal, no dia 16, pelas 18 horas. As inscrições para cada uma abrem oito dias antes e qualquer dúvida pode ser esclarecida através do email dm.gestaoambiental@cm-porto.pt.