Cultura

Há nova convocatória para o Mural da Restauração

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_mural_rua_da_restauracao_08.jpg

Guilherme Costa Oliveira

É hoje lançada uma nova convocatória para intervenções artísticas na Rua da Restauração, no âmbito do Programa de Arte Urbana. Trata-se de um mural coletivo, projeto rotativo de caráter anual, com 70 metros de extensão.

Cada artista ou coletivo pode enviar até duas propostas para figurarem em dois ou quatro dos 14 módulos da parede de sustentação dos Jardins do Palácio de Cristal, naquela rua.

A convocatória, que é destinada a artistas nacionais e internacionais com residência em território nacional, vai eleger as melhores propostas de intervenção artística, segundo critérios de mérito artístico (singularidade plástica e gráfica da proposta), experiência e portfólio artístico dos candidatos. Serão considerados todos os estilos, formas de expressão e técnicas artísticas, desde que adequadas ao suporte a intervencionar.

Tal como em edições anteriores, mantém-se a regra de utilização de uma paleta comum a todos os artistas, de forma a criar uma homogeneidade visual no mural. Nesta edição, a cor escolhida é o azul, podendo utilizar as várias matizes identificadas no regulamento da convocatória.

A empresa municipal Ágora atribui 750 euros por intervenção/proposta selecionada (de dois ou quatro módulos), como ajuda de custos à produção. As propostas e correspondente ficha de inscrição devem ser enviadas para arteurbana@agoraporto.pt a partir de 3 de outubro e até 1 de novembro. As propostas selecionadas serão divulgadas a 7 de novembro.