Educação

Há mais de 650 vagas para estrangeiros que queiram vir estudar para a Universidade do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_rec_estudantes_UP_20.jpg

Miguel Nogueira

A Universidade do Porto já está a pensar na próxima receção aos muitos estudantes internacionais que, todos os anos, procuram a instituição. Para 2022/23, há mais de 650 vagas e a primeira fase de candidaturas está aberta até 28 de fevereiro.

De acordo com o portal Notícias UP, o Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2022/2023 abrange 50 licenciaturas e mestrados integrados. O próximo ano letivo marca a entrada da licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, da Faculdade de Ciências, na lista de opções. O curso está em funcionamento apenas desde 2021/2022 e vai ter 15 vagas reservadas para estudantes internacionais.

Os 652 lugares disponíveis têm, à cabeça, a licenciatura em Economia da Faculdade de Economia, com 50 vagas disponíveis, seguida das licenciaturas em Psicologia e Biologia, com candidaturas abertas para 47 e 45 estudantes estrangeiros, respetivamente. O mestrado com mais vagas - 40 - é o Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura.

Até ao momento, e porque falta conhecer o número de vagas disponíveis na Faculdade de Engenharia, a Faculdade de Ciências é a que tem a maior oferta, um total de 186 vagas distribuídas pelos vários cursos.

Segue-se Letras com 162, Economia com 70, Direito com 62, Psicologia e Ciências da Educação com 61, Arquitetura com 40, Belas Artes com 26, Ciências da Nutrição e Alimentação com 24, Farmácia com 20, Medicina Dentária com 16, Desporto com 15, e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar com 13 lugares para estrangeiros.

As candidaturas para a primeira fase decorrem até 28 de fevereiro e preveem o preenchimento de 340 vagas. Os resultados definitivos de ingresso devem ser conhecidos a 31 de março. As outras duas fases acontecem entre 1 de março e 13 de maio, e de 19 a 25 de julho.

Com três exceções: haverá apenas duas fases para concorrer à Faculdade de Economia (de 5 de janeiro a 3 de março, e entre 4 e 20 de maio); a fase única de candidatura à Faculdade de Desporto decorre entre 3 de janeiro e 25 de julho; e ainda está por definir o calendário próprio da Faculdade de Engenharia.

Todos os estudantes interessados em fazer parte da Universidade do Porto no próximo ano letivo devem apresentar a candidatura através da página do curso desejado, mediante entrega ou submissão eletrónica de requerimento, acompanhada dos documentos solicitados.

À semelhança de anos anteriores, a U.Porto admite a aplicação de uma redução de até 45% na propina paga pelos estudantes vindos dos países que integram a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Todas a informação relativas a condições de acesso, vagas ou prazos de candidatura podem ser consultados na página da Universidade do Porto.